A Secretaria de Estado da Defesa Civil, está realizando o II seminário internacional em 2018, na cidade de Florianópolis. O evento está acontecendo no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira – Trevo de Canasvieiras.  A intenção é debater sobre a importância das políticas públicas e sua intersetorialidade na redução de risco de desastres, e sua interrelacão com as mudanças climáticas. O evento ainda vai abordar os migrantes, refugiados, os modelos e opções de desenvolvimento, a segurança pública, a logística humanitária, as ameaças e vulnerabilidades.

Conforme a Comissão Organizadora, a programação prevê palestras nacionais e internacionais, debates e diversas salas com temáticas diferentes voltadas à prevenção. O evento é organizado pela Defesa Civil SC, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Federal Catarinense (IFC), Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Risco de Desastre (ABP-RRD) com apoio da Fapesc e da Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. 

Estão presentes no evento representantes da Defesa Civil de São Joaquim, como o agente Aleques Waltrick, coordenador municipal e o Tenente do Corpo de Bombeiros, que comanda São Joaquim, Nilton Junior.