Ouça a matéria em Áudio: 

Vai acontecer no dia 20 de Outubro, sábado, o grande baile de Debutantes do Clube Astréa, que vai contar com 15 belas jovens sendo apresentadas a sociedade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile do Astréa é um dos mais tradicionais do estado, onde se mantem firme a quase 100 anos, marcando a história e registrando o momento para as meninas. O Presidente do Astréa, Marciano Bittencourt, agradeceu a confiança depositada pelos pais e pelas debutantes. “Agradecemos a confiança dos pais, sabemos que é um momento especial, vamos, junto com a diretoria e padrinhos fazer do baile e eventos que antecedem inesquecíveis para as meninas” comenta em seu discurso.

 

O que é Debutante

 

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

 

A partir do seu “début”, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Camila Marafigo Porto – Jezuane Marafigo Porto e Leonel Leonardo Porto
Giovanna Nunes Lunenberg – Pais Alex Luenenberg e Maisa Nunes Luenenberg
Rafaela Bittencourt de Souza – Pais José Nilton de Souza (in memórian) Representado pelo seu Avô Hélio Marques Bittencourt e Marciléia Bittencourt
Flavia Goulart Oliveira – Pais Apóstolo de Oliveira (In memórian) representado por Roberto Rocha de Macedo e Gisela Mendonça Goulart
Amanda Arruda Camargo  – Pais Guilherme Martorano Camargo e Simone de Souza Arruda Camargo
Laura Giessler Shmitt – Pais Marcelo Luís Schmitt e Tatiana Rodrigues Geissler de Moura
Marília Delanlho Rodrigues – Pais Dalcir da Silva Rodrigues e Maricris Delanlho Rodrigues
Raíssa Casettari Fontanella – Pais Ranier Vieira Fontanella e Roberta Corrêa Cassettari Fontanella
Dhara Ayumi Costa Shishito – Pais Eduardo Kunio Shishito e Luciana Costa
Gabriela Velho Grillo – Pais Diego Ribeiro Grillo e NIna Velho
Gabriela da Silva Souza – Pais Ivandro Oliveira de Souza e Gicela Eliane da Silva Souza
Maria Eduarda Nesi Eble  – Pais Rafael Bastos Eble e Cristane Nunes Nesi
Maraize Amaral Souza – Pais José Maurício de Souza e Mara Nazaré Maciel Amaral de Souza
Laura Araújo Nunes Esteves – Pais Maurício Nunes Esteves e Valdate Alves de Araújo Esteves
Rafaela da Silva – Pais Ildomar Padilha da Silva e Maria Graziele Silva