sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
05/09/2025 18h56 ⟳ Atualizada em 05/09/2025 às 18h56

Na Serra do Rio do Rastro, localizada na SC-390, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, as regras para o tráfego de caminhões são rigorosas. A largura máxima permitida para veículos de carga é de 2,60 metros e o comprimento não pode ultrapassar 14 metros.

Quanto ao peso, a circulação é autorizada de segunda a sexta-feira para veículos com até 23 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Já aos sábados, domingos e feriados, o limite é reduzido para 10 toneladas de PBT entre 8h e 18h, justamente para garantir maior segurança e reduzir o fluxo de veículos pesados em períodos de intenso movimento turístico.

As restrições também se justificam pelo risco elevado de falhas mecânicas em veículos de grande porte. O trajeto íngreme, com acentuados aclives e declives, exige muito dos sistemas de freio, tornando descidas especialmente perigosas. Além disso, as inúmeras curvas fechadas comprometem a circulação e a manobra de caminhões acima dos limites estabelecidos.

Apesar da ampla sinalização ao longo da rodovia, que alerta sobre os limites de peso e dimensão, a Polícia Militar Rodoviária flagra com frequência motoristas de caminhões irregulares tentando cruzar a serra. Muitos buscam encurtar tempo e distância em seus trajetos, mas acabam colocando em risco a segurança dos demais usuários da via.

A fiscalização continua sendo reforçada para coibir esse tipo de infração e preservar um dos principais cartões-postais da Serra Catarinense, que atrai milhares de turistas ao longo do ano.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.