Habitualmente, o gabinete do chefe do Executivo em uma prefeitura é reconhecido por ser o cenário das principais decisões administrativas e práticas da vida de uma cidade. Entretanto, à tarde desta segunda-feira (29 de outubro) foi incomum na prefeitura de Lages. O glamourinvadiu o gabinete do prefeito Antonio Ceron, quando houve a coroação e entrega oficial da faixa de Miss Lages 2018 à Caroline Isabela da Costa, que representará o maior município da Serra no Miss Santa Catarina, dia 1º de dezembro, 22h, no Clube Ariribabá, em Balneário Camboriú. Caroline tem 26 anos, é biomédica e foi rainha da 25ª Festa Nacional do Pinhão em 2013.

A partir de agora começará uma rotina de ainda mais foco e concentração com horizonte do concurso estadual. Na próxima semana Caroline fará uma visita a Tulio Cordeiro, profissional renomado que lhe dará aulas de passarela. Virá a etapa de prova de vestido para o concurso mais cobiçado pelas garotas catarinenses, cuja estilista patrocinadora que assina as produções é Karla Vivian, em Balneário Camboriú, porém com ateliê sediado em Itajaí. “Seria o último ano em que eu poderia concorrer ao Miss Lages. Vou dar o melhor de mim para bem representar Lages, minha terra natal, novamente. Aqui nasci, morei, trabalhei, me formei, me pós graduei. Espero todos na torcida por mim, por Lages”, revela Caroline. Em suas redes sociais, a Miss compartilha: “O que posso prometer é dedicação e muito orgulho em representar minhas raízes no Miss Santa Catarina.”

O encontro das estrelas

Miss Lages 2017, Larissa Albino Branco, 23 anos, revela ter sido uma experiência única e inesquecível. “Eu sempre tive o sonho de ser rainha ou princesa da Festa do Pinhão. Tentei ano passado. Aí veio a chance de ser Miss, consegui e esta passagem da minha vida me fez muito feliz.” A jovem empreendedora é proprietária da empresa Decoração Lari Decor e trabalha como auxiliar administrativo na HSI Automação Comercial. E ainda organiza seu tempo para a faculdade, de Administração. “É uma alegria recebê-las em nosso gabinete. Mostra o envolvimento da sociedade com a mulher, mais do que julgar atributos de beleza. O concurso é uma homenagem à mulher lageana, catarinense, brasileira e mundial. Só teremos uma sociedade com mais respeito, fraterna e igualitária quando reconhecermos esta questão em sua plenitude.”

A prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL), agraciou as duas garotas com arranjos de flores na cerimônia. “A prefeitura ajudou de todas as formas para a realização deste sonho, inclusive na confiança e na credibilidade da seletiva, e com as dicas de profissionais experientes na escolha da rainha e princesas da Festa do Pinhão. Agradeço imensamente ao Giba, pois quando me reuni com ele, cerca de 50 dias atrás, voltei com empolgação triplicada por conta do seu interesse em contribuir”, reconhece o coordenador regional Centro-Oeste do Concurso Miss Santa Catarina, Fabiano Fernandes Muniz. “Sinto-me confiante e seguro porque o ato foi oficializado nesta tarde”, acrescenta. Esta fase do concurso trata-se de uma franquia que leva ao Miss Universo.

As inscrições para o Miss Lages estiveram abertas por 40 dias e teve interesse de três candidatas, que passaram pelo crivo de um júri técnico seletivo com avaliações ao longo de uma semana. Entrevistas individuais, ensaio com sessão de fotos e observação por parte da produtora de moda com looks para fotografias.

Com uma semana de julgamentos, foram avaliados desenvoltura, postura, fotografia, fotogenia e tempo de disponibilidade. O resultado foi divulgado na sexta-feira passada (26). Os jurados foram o coordenador regional Centro-Oeste do Concurso Miss Santa Catarina, Fabiano Fernandes Muniz; fotógrafo Hans Peter e Camylla Wiggers. “A Miss tem de estar pronta para aquele momento. A vitória da Caroline foi unanimidade e claro que ter sido rainha há cinco anos contou para sua postura de experiência”, completa Fabiano.

O coordenador regional Centro-Oeste do Concurso Miss Santa Catarina, Fabiano Fernandes Muniz é personal trainer, do Estúdio Vida e Saúde, no Coral. Da sua responsabilidade geográfica já estão escolhidas também as misses Otacílio Costa, Karol Tillmann, e de Chapecó, Cássia Ellen. “Os concursos de misses abrem um leque de possibilidades. A elas pode ser dada a oportunidade de alavancar uma carreira de modelo, ou na dramaturgia, no meio publicitário”, pontua Fabiano. Sob nova coordenação, o Miss Lages trará a inovação de desenvolver um projeto social dentro de Lages, encampado pela própria Caroline.

De toda Santa Catarina, 15 municípios já têm sua representantes. As escolhas devem ser feitas até dia 15 de novembro. Garotas solteiras e sem filhos, com idade entre 19 e 26 anos podem participar. A solenidade de coroação em Lages foi prestigiada pelo vice-prefeito, Juliano Polese; superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi (Giba), e pelos familiares de Caroline – a mãe Marinês Madruga Costa; o pai José Nilson Costa; a irmã mais nova, Maria Eduarda Costa, e a avó Rozalina Henckemaier Madruga.

Um passo para o Miss Brasil 2019

Para o Miss Santa Catarina as candidatas ficarão três dias confinadas devido à preparação para o concurso. Será feita uma série de visitas e participação em eventos e jantares. A definição será no dia 1º de dezembro, quando serão as protagonistas de um desfile de gala, em trajes sociais e de banho, além de perguntas gerais.

Miss Brasil Universo 2019 (Miss Brasil Be Emotion) deverá acontecer no mês de março de 2019. Os estaduais desta 65ª edição começaram pelo Miss São Paulo, em 13 de outubro de 2018, e devem terminar com o Miss Rio Grande do Sul no fim de fevereiro de 2019. O Miss Universo 2019 será a 68ª edição, geralmente em dezembro. A edição 2018 será na Tailândia, em 17 de dezembro.

Fotos: Greik Pacheco