Aconteceu na noite de terça-feira (09), no Ginásio de Esportes Juraci Santos, a 9ª etapa do Festival Dança Catarina. Participaram escolas das cidades de Regional de Lages, 26ª ADR – Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito; São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema.

O FESTIVAL ESCOLAR DANÇA CATARINA é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival está em sua décima oitava edição e tem como principais objetivos fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania.

 

Dança por toda Santa Catarina!

Em formato único e itinerante, anualmente, durante aproximadamente 80 dias, o DANÇA CATARINA percorre mais de 8 mil quilômetros levando cultura, dança e educação por todo nosso Estado. Serão realizados neste ano 24 festivais; 20 etapas classificatórias selecionam os destaques  que seguem com todas as despesas custeados pelo Governo do Estado para as Fases Finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

Neste período professores/coreógrafos e seus alunos mostram criatividade e dedicação em trabalhos considerados legítimas obras culturais, nas quais são abordados os mais variados temas e estilos de dança.

 

Estrutura física e organizacional de grandes festivais nacionais

Para garantir a beleza dos espetáculos e o profissionalismo, uma Mega estrutura com mais de 8 toneladas também acompanha a caravana. Palco, iluminação e som de qualidade transformam as apresentações em grandes espetáculos encantando os quatro cantos de Santa Catarina. Além disso, o Festival é acompanhado por uma banca de jurados qualificados e uma equipe técnica profissional que fica responsável pelas avaliações e organização de todas as etapas competitivas do festival.

Pensando no futuro da Dança e na formação dos profissionais Catarinenses.

Mais que uma mostra competitiva de dança, o DANÇA CATARINA  se preocupa com a capacitação dos profissionais/educadores da nossa rede de ensino escolar. A FESPORTE através deste projeto anualmente promove cursos com conteúdos técnicos, artísticos e educacionais aos professores da categoria e neste processo, também são mapeados os profissionais que trabalham com a dança escolar, tudo sem custos para os professores e dançarinos.