Aconteceu na tarde deste Domingo (04), no Colégio São José, em São Joaquim, uma tarde muito divertida organizada pela Polícia Militar, para finalização da primeira etapa da campanha de lacres e tampinhas.

As crianças foram recebidas com cama elástica, piscina de bolinha, transitolândia, cães da PM, helicóptero Águia e muita diversão.

A Gincana do Bem, criada pelo programa Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar de Santa Catarina, conta com a participação de dez escolas pública de São Joaquim. O intuito da Gincana é promover uma campanha educativa com foco na responsabilidade socioambiental e no exercício da cidadania.

Para vencer a Gincana, as escolas deverão arrecadar o maior número de lacres de alumínio e de tampas plásticas. A arrecadação tem como propósito coletar o número necessário de lacre para que seja doada, ao Hospital de Caridade Coração de Jesus, por intermédio do Rotaract Club de São Joaquim, para aquisição de cadeira de rodas. Já as tampas plásticas serão doadas para a Associação Catarinense de Proteção aos Animais de São Joaquim (ACAPRA) com a finalidade de castrar cachorros e gatos de rua.

As escolas vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de lacres de alumínio e tampas plásticas, respeitando a tabela de proporcionalidade. Portanto, haverá premiação para os 1º, 2º e 3º colocados na primeira fase de premiação, ao final do primeiro semestre do ano de 2019 e, na segunda fase de premiação no final do segundo semestre do ano de 2019.

Na visão da policial militar da Rede de Segurança Escolar, a gincana vai muito além de ganhar os prêmios, “Nosso objetivo é criar em toda a comunidade escolar o sentimento de respeito ao próximo, e responsabilidade socioambiental, transformando as nossas crianças e nossa cidade”