Abaixo a matéria em áudio da Agência de Notícias de Rádio NotiserraSC!

O Corpo de Bombeiros de São Joaquim, adquiriu um equipamento moderno para resgates e ações de risco. Trata-se de um sistema composto por almofadas pneumáticas e uma fonte de ar em alta pressão para estabilização e elevação de veículos, aeronaves, tubulações, estruturas colapsadas de vários portes.

O equipamento custou R$ 44 mil reais e foi adquirido pelo FUNREBOM, (Fundo Municipal de Reequipamento do corpo de Bombeiros), onde poucos quarteis no estado de Santa Catarina possuem.

“São Joaquim está adquirindo esse equipamento para resgate pesado, pois temos um trafego grande de caminhões pesados durante a safra da maçã, também acontecem muitos acidentes com tratores, quando se deparamos com acidentes desta monta, as vezes nossos equipamentos não conseguem ter o acesso, e com essas almofadas pneumáticas vai facilitar o nosso trabalho” explica o Sargento Emerson Godinho Nunes.

Essas almofadas são produzidas com malha de aramida (kevlar), revestidas em borracha vulcanizada. A superfície dera possuir textura em alto relevo que proporciona intertravamento para colocação de uma almofada sobre a outra. O equipamento pode levantar até 60 toneladas, ou seja, um ônibus pode ser erguido em um eventual resgate.