Na tarde dessa sexta-feira (01/03), a Secretaria Municipal de Saúde de São Joaquim, juntamente com a Vigilância Epidemiologia e o Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais Santa Catarina, realizaram uma ação de carnaval, com intuito de conscientização e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A região possui um alto índice de Sífilis e Hepatites Virais, que preocupa e mostra a grande necessidade de falar sobre o assunto. A ação aconteceu em frente ao Banco do Brasil e contou com o ato de distribuição de kits preventivos e explicativos para os cidadãos. Ainda serão distribuídos esses mesmos kits nas festas de carnaval do Clube Astréa.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vários tipos de agentes, principalmente por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transmissão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A AIDS, a Sífilis e as Hepatites Be C também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez ou no parto. E, no caso da AIDS também na amamentação. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer, cirrose e até a morte. (informações retiradas do panfleto explicativo distribuído)
A desmitificação desse assunto é de suma importância, pois é através da conversa e de informações durante o atendimento de saúde que se esclarece dúvidas frequentes e diagnósticos precisos.
Procure o posto de saúde mais próximo e se informe!