O QUE É RODA ANO

Na maioria dos textos em que anuncio uma virada de tempo, uso o termo “R o d a   do   A n o” pois em tempos antigos contava-se o ano em duas partes, clara: Primavera verão, escura: Outono, inverno. Cada estação do ano tem um significado especial conforme as características do clima, agricultura e contexto histórico.

Perceba, no inverno as plantas morrem, na primavera despertam e renascem, no verão dão frutos, no outono esses frutos amarelam e começam cair, o inverno chega novamente e um ciclo de existência se acaba. Isso é a roda do ano, é a visão circular do tempo, uma dança de vida-morte-vida. A cada estação que chega é a roda girando, é um novo desafio de vida que se apresenta, uma nova história que iremos contar.

 

ESTAÇÃO PASSADA

A estação passada foi o  i n v e r n o, tempo onde a escuridão prevalece, a noite tem mais horas do que o dia, nosso planeta está mais afastado do Sol. Passamos mais tempo em casa,  i n s e g u r o s  pelas crises invernais: Doença, financeiro abalado, pensamentos repetitivos, mais dores no corpo. É nesse  r i g o r  do inverno que muitas coisas em nossas vidas não resistem, definham e morrem, mais uma vez reitero, o morrer de ideias, amizades, relações, são extremamente necessários para dar andamento na vida. Se algo não sobreviveu ao seu inverno, é porque sua jornada já se acabou e outra deve começar, agradeça pela experiência vivida e siga em frente, o tempo vai encaixar as coisas.

PRIMAVERA

O equinócio de primavera marca o tempo de dias e noites  i g u a i s  novamente, é tempo de  e q u  i l i b r a r  as potências de nossa vidas, perceber que tudo aquilo que morreu na terra fria, virou agora  s e m e n t e  e está prestes a  r e n a s c e r. Em tempos antigos se dizia que a terra estava em sua forma de  d o n z e l a, cores claras, energia mais branda, pássaros a cantar, tudo enfeitado e fresco.

Sendo assim, podemos relaxar agora é só alegria! 

Não é bem assim…

Perceba como assimilamos o “claro” a coisas boas e o “escuro” a coisas ruins, mas cada aspecto carrega desafios. Na parte escura da roda o desafio é interno, uma luta contra nossos fantasmas, medos e inseguranças, mas na parte clara o desafio é e x t e r n o, o mundo parece mais abundante, vibrante e leve, porém uma grande r e s p o n s a b i l i d a d e recai em nossas mãos, o que você quer para o seu futuro está em suas mãos bem agora.

É  h o j e  que iremos traçar o ano que vem, são decisões tomadas hoje que irão ditar nossas v i t ó r i a s, é o que se escolhe manter em nossas vidas hoje que vão se tornar um peso, ou um suporte. A primavera é o tempo da s e m e n t e, do novo, do c r e s c i m e n t o, da leveza, apenas para aqueles que se propõe a arar sua terra, escolher as sementes e trabalhar com cuidado e vigilância a sua plantação.

Por hoje é isso cara-pálida, aprecie a beleza que te rodeia sem se perder do teu caminho. Faça boas escolhas hoje, tenha atenção no que vem plantando em sua vida…

Espero ter jogado um pouco de magia e alegria no teu dia, neste novo ciclo desejo a você que está do outro lado da tela, muito crescimento, e que a vida te seja leve.

Karoline Farias

Terapeuta Holística

(49) 9. 8413-6246