TERÇA-FEIRA 21/08/2018

TEMPO: Áreas de instabilidades associadas ao ingresso lento de uma frente fria, reforçam muitas nuvens carregadas promovendo chuvas e eventuais trovoadas (raios) em todas as regiões sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Litoral Sul e Grande Florianópolis onde os volumes de chuva possuem uma maior representatividade variando entre 40 a 50 mm e com pontuais acima dos 85 mmcom destaque para os turnos da madrugada e manha. Risco de temporais isolados. Nos setores do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte do estado, céu encoberto com chuvas ocasionais ao longo do dia e com volumes de chuva menores em relação às demais regiões, oscilando entre 15 a 25 mm com pontuais acima de 35 mm. Pequenos intervalos de melhora ocorrem em momentos do dia. O alto grau de umidade relativa do ar em combinação com o ar gelado em superfície, provocam a formação de nevoeiros em alguns pontos do Oeste ao Sul do estado.

​►TEMPERATURA: Permanece baixa na maioria das regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 4 a 8ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Litorânea, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 9 a 13ºC. Temperaturas máximas baixas em função da aproximação de um sistema de alta pressão e a chuva acompanhada da maior cobertura de nuvens (dia frio e chuvoso) variando entre 8 a 11ºC no Extremo Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul as máximas não passa muito dos 11 a 13ºC. Nas demais regiões do Vale do Itajaí e Norte de SC, máximas oscilando entre 14 a 16ºC. No Planalto Norte as máximas podem atingir os 22ºC à tarde.

​►VENTO: Atuante do quadrante sul a sudoeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 a 15 km/h. Rajadas ocasionais de 50 a 70 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 ————————————————————————————————————–

QUARTA-FEIRA 22/08/2018

​TEMPO: A formação de um sistema de baixa pressão aliado a uma perturbação na média e alta atmosfera, incluindo o deslocamento de uma frente fria sobre alto mar, mantém tempo instável com chuvas ocasionais do Planalto ao Litoral na maior parte do dia intercalando com momentos de melhoria a tarde. Já nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, muitas nuvens com chuva fraca e isolada durante a madrugada e inicio do dia melhorando gradualmente com períodos prolongados de sol. A alta umidade relativa do ar mantém a formação de nevoeiros no inicio do dia entre o Oeste e Planalto Serrano assim como algumas áreas do Litoral.

​►TEMPERATURA: Baixa em todas as regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 4 a 7ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Litorânea, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 8 a 12ºC. Temperaturas máximas variando entre 16 a 17ºC no Extremo Oeste, 13 a 15ºC no Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul as máximas não passa muito dos 15 a 16ºC. Nas demais regiões do Vale do Itajaí e Norte de SC, máximas oscilando entre 17 a 18ºC. No Planalto Norte as máximas podem atingir os 19ºC a tarde.

​►VENTO: Atuante do quadrante sul a sudoeste com algumas oscilações para o quadrante nordeste a noroeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Rajadas ocasionais de 40 a 50 km/hpodem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

—————————————————————————————————————-

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Quinta-feira (23/08): O tempo melhora em todas as regiões com o afastamento das instabilidades para o alto mar, ainda que permaneça com muita nebulosidade baixa entre a madrugada e parte da manha. Um sistema de alta pressão favorece, a presença de sol com poucas nuvens ao longo do dia, promovendo temperaturas mais agradáveis a tarde, oscilando entre 22 a 25ºC do Oeste ao Planalto incluindo o Norte do estado. Mínimas baixas durante o amanhecer, entre 6 a 8ºC na maioria das cidades. Formação de geada no topo da Serra com mínimas entre -2 a 0ºC.

Sexta-feira (24/08): Sol com aumento de nuvens pela manha com pancadas de chuva acompanhadas de raios (mal distribuídas – instabilidade pré-frontal) nos municípios que fazem divisa com o RS do Oeste ao Planalto Serrano devido à aproximação de uma frente fria. As instabilidades ganham força ao longo do dia e atingem as demais regiões de maneira mais isolada. Faz calor, onde os termômetros podem atingir a marca dos 28ºC no Extremo Oeste e Sul do estado.

Sábado (25/08): Um sistema frontal (frente fria) com deslocamento rápido, reforça muitas áreas de instabilidades provocando chuva acompanhadas de trovoadas entre a madrugada e manha. Risco de temporais localizados com queda de granizo e ventania em função do forte gradiente de temperatura assim como a forte perda de massa na média atmosfera. Temperatura em queda acentuada a medida que a frente fria se desloca.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9