A 10ª edição da Vindima de Altitude teve início em São Joaquim, na Serra Catarinense, prometendo celebrar com grandeza e entusiasmo os 25 anos de produção de vinhos na região. O evento, que se estende do dia 1º ao dia 3 de março, está sendo realizado no pavilhão da maçã, marcando o primeiro final de semana de atividades.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu na noite de 1º de março, sexta-feira, com o início do Vinho & Arte Festival. Este momento não apenas marcou o início da celebração, mas também proporcionou aos presentes uma experiência emocionante e simbólica, enraizada na cultura e tradição da região.
Diego Censi, da Vinícola Perico e presidente da Vinhos Finos de Altitude, compartilhou a importância desta décima edição da Vindima na Serra Catarinense: “É realmente de uma importância grandiosa. São 25 anos de produção de vinhos aqui na região, na Serra Catarinense. Os vinhos de altitude têm crescido a cada ano. A Associação Vinhos de Altitude hoje já conta com 25 associados. A Vindima está acontecendo este ano, em sua décima edição, a maior de todas, já com 19 vinícolas participando e expondo aqui. É uma diversidade gigante de vinhos, variedades, e todos os gostos, os pulmantes, os vinhos brancos, os vinhos tintos, os rosés, os vinhos de sobremesa. Essa diversidade tem aumentado porque realmente os produtores têm se envolvido cada vez mais, acreditado cada vez mais e realmente isso tem fomentado o turismo da nossa região.”
O prefeito Giovani Nunes, parceiro do evento, também destacou a magnitude desta celebração para São Joaquim e região: “Estamos hoje na décima edição, são dez edições da Vindima, um evento que engrandece o nosso município, engrandece a Serra Catarinense, um evento que valoriza um produto diferenciado, que são os vinhos finos de altitude, onde traz um grande diferencial no turismo, no enoturismo, da Serra Catarinense e do município de São Joaquim.”
O secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva, ressaltou a importância do evento para o turismo na região e no estado: “Estou muito feliz porque estivemos aqui o ano passado, este ano nós já estamos como patrocinadores do evento, mostra a importância desse evento e do setor. Esse evento realmente leva para o mercado, leva para Santa Catarina o público final, como o setor dos vinhos e do enoturismo está organizado na Serra Catarinense, como esse setor hoje representa para o turismo, para a parte do turismo de experiência. O Governo está muito parceiro de tudo que está acontecendo na Serra Catarinense, principalmente o enoturismo, que vem recebendo investimentos da iniciativa privada e vem tendo do setor público uma parceria.”
Com expectativa de reunir mais de 15 mil visitantes nos dois primeiros fins de semana de março (1 a 3 e 8 a 10), no pavilhão principal do Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, o maior evento de vinhos de Santa Catarina promete unir o melhor da colheita da uva em uma programação cultural e artística abrangente. Mais de 1,5 milhões de garrafas de vinhos de altitude devem ser produzidos com a nova safra, evidenciando o crescimento e o potencial deste setor na região.