Mais de 150 estudantes da rede pública e particular de ensino de Lages participaram de uma visita guiada às instalações da Polícia Militar Ambiental em Lages, nesta quarta-feira (11). A atividade foi a primeira de uma série de eventos organizados para celebrar as duas décadas do órgão ambiental da região.
Os policiais militares e os protetores ambientais mirins acompanharam os alunos de cinco turmas e quatro escolas durante a visitação. Eles passaram pela recepção, conheceram as viaturas, os ambientes de logística, planejamento, administrativo, comando e educação ambiental. Foi neste último lugar que estudantes deram as mãos e abraçaram simbolicamente a Polícia Ambiental.
“Este foi um gesto simples, mas de um significado muito grande para todos os policias que fizeram e fazem parte da história desta instituição”, diz o comandante, major Adair Alexendre Pimentel.
No pátio foi montado um espaço de exposição de rochas encontradas em Santa Catarina e fotos de crimes ambientais. Animais taxidermizados e registros desses vinte anos de atuação da PMA também estavam em exposição.
Tudo isso chamou a atenção dos estudantes e possibilitou que conhecessem um pouco do trabalho realizado na Serra Catarinense. “Não sabia que existia uma polícia para cuidar das questões do meio ambiente. Achei que tivesse apenas a Militar”, diz Gregory Martins Alves, de oito anos, estudante da Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos.
Surpresa com a vasta atuação da PMA, a aluna Laura Vitoria Nunes, do 7º ano do Colégio Sigma, diz que o que mais lhe chamou a atenção foi o mapeamento das regiões para saber sobre as ocorrências de crimes ambientais. “Estou impressionada com o trabalho realizado pelos policiais. Muito bacana”.
Catarinas Comunicação
Fotos: Catarinas Comunicação/ aéreas: Diego Kuster