sicred
Unifique
Foto do efetivo em meados do ano de 1999 e 2000

[dropcap]E[/dropcap]m meados da década de 90, São Joaquim registrava incêndios e incidentes que precisavam da presença dos Bombeiros. Muitas vezes era deslocada guarnição de Lages, que demorava horas para chegar até a cidade.

Entrega da Ambulância ASU 08 em 1997

Muita gente se empenhou para trazer a corporação para o município. Na época Vereadores e comunidade juntaram esforços para implantar o Bombeiro na cidade. Em meados de 1992, várias tratativas já tinham sido feitas, mas somente se a comunidade conseguisse reunir recursos para construir um alojamento para as viaturas.

Desde então, muito trabalho e esforço foi empenhado para implantar os Bombeiros Militares na cidade. Na época, o comandante da Polícia Militar de São Joaquim, Tenente Cajueiro, contou que já tinha o espaço para instalação, no prédio da antiga DER, hoje o SAMU. Na época, o Bombeiro era junto com a Polícia Militar.

A princípio a comunidade interessou-se em manter um trabalho voluntário, mas logo em seguida chegou-se à conclusão que o tipo de trabalho empenhado exigia dedicação exclusiva, além do material, que era caro.

Para o início da construção do quartel, foram realizadas campanhas na Rádio Difusora, participação de associações, Prefeitura, empresas, tudo para doação de donativos, mas que quase nada foi angariado. Mesmo assim os trabalhos continuaram para abertura do Bombeiro em São Joaquim.

Em 23 de Fevereiro de 1994, após reformas na DER, o comandante dos Bombeiros na época, enviou viaturas e soldados para cidade. Em fim São Joaquim tinha sua primeira guarnição de Bombeiros, que atendia diversas ocorrências no período.

Emancipação

Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional 033/2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina.

Viaturas em meados de 2004

A partir dessa data a instituição adquiriu o status de corporação autônoma, buscando melhores condições para a aplicação de uma política específica de expansão pelo território catarinense, aliada a ações em prol da modernização de viaturas, equipamentos, materiais e investimentos na formação e ampliação continuada de seu efetivo.

Nessa época, os Bombeiros de São Joaquim foram para nova sede, que era localizada na Cruz Vermelha, onde ficaram até em meados de 2008.

Construção do Novo Quartel

Em 2007, foi lançada a pedra fundamental de construção do novo quartel dos Bombeiros na cidade. As instalações contam com uma área de 505,94m², distribuídos em 200m² para garagem a qual foi adquirida em 2003 através dos recursos do Funrebom, administrados pela Prefeitura Municipal de São Joaquim. Os outros 305,94m² são destinados à área administrativa e Operacional, o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, destinou uma área de 1.800m² para construção da área física. Em uma parceria entre Município e Estado, foi viabilizado a terraplanagem do terreno, onde o Estado destinou o combustível e o município viabilizou as maquinas e mão de obra para execução do serviço.

No ano de 2008, enfim, o tão sonhado quartel foi inaugurado, na presença dos Militares, Políticos e População, as postas do novo quartel foram abertas e a faixa de inauguração descerrada.

Inauguração

Atualmente

Hoje em dia, os Bombeiros de São Joaquim contam com uma boa estrutura, com seis viaturas completas e treinamento impecável, além de contar com a ajuda do efetivo dos Bombeiros Comunitários, que são parte crucial para os bons atendimentos na cidade.

Em breve vamos entrevistar os bombeiros Militares que iniciaram o serviço desde a década de 90 e trabalham até hoje em São Joaquim.