De acordo com levantamento feito pelo Instituto Foodservice Brasil, que reúne fabricantes, prestadores de serviços e operadores do setor, os brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões comendo, digamos, na rua, no ano passado.
Esse é um valor 27,6% maior em relação a 2021 – arredondando, da pra falar em aumento de 30%, para facilitar a compreensão.
E a boa notícia para o setor é que representa alta também em relação aos níveis pré-pandemia.
Um avanço tímido, de 1%m nesse caso, mas, ainda assim, uma variação no campo positivo, o que indica uma recuperação importante para o setor de alimentação fora de casa, que foi um setor bastante afetado pela pandemia de covid, especialmente nos momentos de maior gravidade da crise sanitária.
Entre os fatores que impulsionaram a alta do dinheiro gasto com esse tipo de servido, destaque para o delivery, cuja participação no desempenho do setor aumentou bastante nesses últimos anos.
Essa representatividade era de 9% em 2019 e saltou para 16% no ano passado.
Vale citar também o aumento do ticket médio, que é o valor médio que o consumidor brasileiro gasta em refeição fora de casa.
O estudo mostrou um aumento de 8% na quantia gasta entre 2021 e 2022, com o ticket médio chegando a R$ 19,27 no ano passado.