Especializada em experiências de aventura, a Natural Extremo completa cinco anos de atuação no setor de turismo rompendo barreiras e ampliando o rol de atrações da serra de Santa Catarina. A empresa acaba de apresentar duas atrações inéditas no país: o Salto de Pêndulo e a Tirolesa de Bike à noite, junto a um dos cartões-postais do Estado, a Cascata do Avencal, em Urubici. Os primeiros a experimentar a novidade foram os cerca de 100 convidados de um evento exclusivo realizado no sábado (8), em celebração ao aniversário da Natural Extremo. “Foi uma experiência incrível, inusitada e cheia de adrenalina. Foi um prazer fazer parte desta festa que, sem dúvidas, foi única”, destaca o empresário João Rodolfo Ferreira dos Santos, de Florianópolis, que experimentou o Salto Noturno – aliás, foi o seu 15º salto em cinco anos.
O projeto para as atividades à noite foi desenvolvido ao longo de três meses, passando por variadas análises, que permitiram o sistema luminotécnico, melhorias incrementais e a viabilização das condições visuais do salto e da travessia de bicicleta. “São atrações inéditas no Brasil, inspiradas em referências de fora do país, principalmente da Nova Zelândia. O Salto de Pêndulo Noturno é uma oportunidade de mergulhar na escuridão para descobrir um novo mundo”, comenta Allan Pinheiro, sócio e diretor de Experiências da empresa.
Ainda não há data prevista para a abertura das atrações noturnas ao público em geral, mas, para adiantar o que vem por aí, a Natural Extremo proporcionou uma verdadeira noite entre amigos no sábado, recebendo os convidados com fogueira, música e gastronomia. A noite contou também com o colorido especial da Teia Suspensa, estrutura feita com elásticos em meio às árvores, que ganha efeitos diferentes sob a luz negra. “Isso é só o começo. A ideia é ampliar a oferta de atrativos turísticos em Urubici. Além de curtir o dia, será possível viver novas experiências e eternizar momentos ao ar livre também à noite”, destaca Rafael Bridi, sócio e diretor de Novos Negócios.
Todas as atividades ocorrem no Parque Mundo Novo, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade. O Salto de Pêndulo é feito da beira de um penhasco, a 100 metros de altura, com queda livre que pode chegar a 100 km/h. Já a Tirolesa de Bike é uma travessia em uma bicicleta adaptada, sustentada por cabos de aço, a 120 metros de altura e por 290 metros de distância, entre os paredões de um cânion.
Cinco anos de coragem e ação
Fundada no dia 7 de julho de 2018, a Natural Extremo já soma mais de 11 mil Saltos de Pêndulo e mais de 3 mil travessias de Tirolesa de Bike. Tudo começou com Bridi e Angelo Maragno, ambos atletas de highline, que desejavam oferecer ao público um pouco da sensação que é desafiar seus próprios limites a muitos metros de altura. Assim tiveram início as operações do Salto de Pêndulo, instalado temporariamente no Cânion Espraiado, também em Urubici.
Entre 2020 e 2021, porém, a empresa teve de suspender suas atividades por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19 e para reestruturação de seu espaço. De lá para cá, a Natural Extremo se reformulou, ampliou o time e, desde setembro de 2020, opera no Parque Mundo Novo. Além dos fundadores, hoje a empresa conta com mais três sócios, Allan Pinheiro, Fernanda Dornelles e Marcelo Zenóbio, e uma equipe formada por 16 profissionais das áreas de finanças, marketing, publicidade, educação física, turismo, engenharia, fotografia e audiovisual. “Atuamos com paixão, e de forma incansável, para garantir experiências memoráveis aos nossos clientes”, destaca Fernanda.
Com sede administrativa localizada em Florianópolis, a Natural Extremo vem investindo não apenas no desenvolvimento de novos produtos e atrações, como na construção de um ecossistema forte para estimular o setor turístico catarinense. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e já recebeu clientes de 53 diferentes países.