Na noite da última sexta-feira (23), na Casa da Cultura em São Joaquim, um evento solene marcou a entrega do Título de Cidadão Joaquinense ao Ilustríssimo Senhor Jani Rogério Vieira Wolff, em reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados à comunidade de São Joaquim na área da saúde. A honra foi proposta pelos vereadores Ana Lúcia Matos e Márcio Eron de Souza, através da Lei 74/2023.
“Nós queremos agradecer por tudo que o senhor fez pela nossa cidade, pelos atendimentos, pelo nosso Hospital, somos eternamente gratos e por isso realizamos essa homenagem”, comentou a vereadora Ana Lúcia Matos, proponente do título.
Nascido em 29 de outubro de 1946 na cidade de Lages (SC), Jani Rogério Vieira Wolff é filho de Jany Ozório Wolff e Rosa Carolina Vieira Wolff. Ele é esposo de Denise Miroski Wolff, e pai de Fábio Miroski Wolff, Marcelo Miroski Wolff e Mateus Miroski Wolff. Além disso, é avô de Laura dos Santos Wolff e Caio Seba Salomão Wolff.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1972, Dr. Jani iniciou suas atividades profissionais em São Joaquim como membro do Corpo Clínico do Hospital Coração de Jesus da Associação Beneficente Bento Cavalheiro em janeiro de 1973, permanecendo até agosto de 1989.
“Dr. Jani fez parte da minha vida, foi o médico que fez o parto do meu primeiro filho, eu sou eternamente grata, assim como a nossa comunidade”, frisou emocionada a Vice-Prefeita de São Joaquim, Ana Melo.
Durante sua trajetória, Dr. Jani deixou um legado significativo na cidade, especialmente no que diz respeito à estruturação e desenvolvimento do Hospital de Caridade Coração de Jesus. Sua dedicação incansável foi evidenciada não apenas em sua atuação médica, mas também em seu envolvimento na construção e organização do hospital. Ele liderou os esforços para estabelecer setores essenciais, como emergência, clínica, pediatria, sala de parto, berçário e esterilização, contando com o apoio da comunidade local e do governo estadual.
“Sua visão para o futuro da saúde em São Joaquim foi exemplar. Ele não apenas tratava os pacientes, mas também se preocupava com o bem-estar dos funcionários e na manutenção da folha de pagamento sempre em dia”, destacou Agna Schlesting, uma das administradoras do Hospital de São Joaquim, durante a cerimônia de entrega do título.
Em sua monografia de conclusão de curso, Dr. Jani apresentou um projeto detalhado para o novo hospital da cidade, refletindo seu compromisso com o avanço da saúde local e seu desejo de deixar um legado duradouro para as gerações futuras.
O título de Cidadão Joaquinense concedido a Dr. Jani Rogério Vieira Wolff é mais do que um reconhecimento formal; é uma expressão de gratidão e respeito por uma vida dedicada ao serviço do próximo e ao bem-estar da comunidade. Dr. Jani continua a ser uma fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras de profissionais de saúde em São Joaquim.
Texto: Wagner Urbano