sicred
Unifique

O trio de soberanas do Baile de São João que será realizado pelo CTG Minuano Catarinense, no dia 22 de junho, juntamente com a Patronagem e os festeiros estão preparando mais um grande evento para toda a sociedade joaquinense e visitantes.

O baile será animando pelo conhecido Grupo Cordiona e promete apresentar grandes sucessos da tradicional música gaúcha.

Conversamos com as soberanas, que realizaram, recentemente, um ensaio fotográfico rural, na sede da Vinícola Quinta das Araucárias e trazemos um pouco sobre elas:

A rainha, Anita Souza Luiz, tem 15 anos e é filha de Taise Souza Luiz e Fernando Teixeira Luiz. Para ela, ter sido convidada para o cargo é motivo de muita alegria e gratidão à ao CTG pela confiança em seu nome e tem trabalhado para fazer jus à posição que ocupa.

Anita mostra-se animada com o evento afirmando que a cultura gaúcha a encanta, pelos trajes, músicas, danças e costumes. Para ela, os bailes mantem viva a tradição de antigamente em clima respeitoso e repleto de alegria, onde reencontramos nossas raízes.

Como mensagem, Anita, diz: “Semente boa, floresce!” As sementes plantadas antigamente, estão florescendo e costumo dizer que um povo que semeia sua cultura, não permite que memórias se percam com o passar do tempo, fazendo com que novas sementes estejam sempre sendo cultivadas.
Como diz o lema do MTG/SC, é preciso “conhecer para querer bem” então, espero que cada vez mais as pessoas se interessem pela tradição e seus valores e a divulguem com muito orgulho e amor.

A princesa Maria Fernanda Pinto de Arruda, que tem 16 anos e é filha de Francielly Souza de Abreu e Hermes Pinto de Arruda Neto, conta que recebeu o convite com grande surpresa e agradece a cada peão e prenda que compõe o CTG Minuano Catarinense pois acolheram e apoiaram a ideia do seu nome.

Para ela, os bailes gaúchos são uma forte identidade da cultura que reúne pessoas de todas as idades com muitas danças, músicas, amigos, risadas e respeito pela família.

Como mensagem, Maria afirma: “Eventos da cultura gaúcha não são um momento qualquer, mas oportunidade em que celebramos a amizade, valores, costumes e o amor pela nossa terra. A cultura gaúcha nunca teve fim, assim dando a oportunidade de cada um ter o que contar sobre a sua história.

A princesa Sabina Nunes Cordova tem 17 anos e filha de Alencar Vieira Nunes e Ana Janice Mendonça Cordova, conta que tem sido uma honra fazer parte do trio de soberanas e sente-se grata a toda a patronagem que confiaram e a escolheram.

Sabina lembra que os bailes gaúchos são, de fato, importantes para firmar a tradição, mostrar que em meio a modinhas o gauchismo ainda existe. Ela, que tem especial apreço ao laço comprido e rodeios, cita, como lição aprendida com o cultura gaúcha, andar sempre bem a cavalo e cultuar a tradição.

Como mensagem aos tradicionalistas, Sabina diz: “A cultura gaúcha é um legado precioso que nos conecta com nossas raízes, valores e tradições. Cada encontro, cada dança, cada música e cada chimarrão compartilhado reaviva o espírito do nosso povo e fortalece a nossa identidade. Que possamos continuar preservando e celebrando nossas tradições com orgulho, transmitindo esse legado para as futuras gerações. Viva a cultura gaúcha!

A procura por ingressos e mesas tem sido intensa e para bem atender a todos, o CTG estará disponibilizando mesas extras no espaço do restaurante, com transmissão ao vivo do salão principal.

Informações, mesas e ingressos na secretaria do CTG e pelo fone 49-991649795