sicred
Unifique

O governador Jorginho Mello vistoriou a área do Aeroporto Ismael Nunes, de São Joaquim, neste sábado, 22. A ação faz parte do roteiro de compromissos pela Serra ligados ao Estação Inverno. O aeroporto recebeu esta semana a inspeção técnica feita pelos servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Acompanhados pela equipe técnica da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) foram conferidas todas as exigências necessárias para a reabertura do aeroporto.

“Eu não tenho dúvida que isso aqui vai ser um divisor de águas. Porque é um equipamento dos mais importantes da Serra Catarinense. Você vai trazer turista para todos os lados para todos os municípios. Vamos prestigiar a nossa maçã, o nosso vinho, nosso frio, a neve, o pinhão, nosso mel, nosso queijo. Enfim, o que a Serra e Santa Catarina têm de melhor”, disse o governador. No aeroporto, ele esteve acompanhado do prefeito da cidade, Giovani Nunes, da deputada federal Carmen Zanotto e outras autoridades locais.

Agora os técnicos da ANAC deverão produzir um relatório que servirá de base para que o órgão regulador emita Nota Técnica de Vistoria, que em caso de parecer favorável, reverterá na homologação do aeroporto com a devida publicação da sua Portaria de inscrição e abertura do tráfego aéreo no Diário Oficial da União.

O Aeroporto de São Joaquim tem uma pista de 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura. A sua reabertura permitirá operações de aviação geral, com voos executivos, de emergências de saúde e de segurança. A reabertura também é celebrada pelo setor turístico da serra catarinense.

“É um equipamento que vai transformar a vida, a região serrana, vai transformar o desenvolvimento porque Santa Catarina mostra a força, com o nosso governador investindo em aeroportos, investindo em infraestrutura. Estamos muito felizes e quero agradecer o Governo do Estado por esse apoio, por esse desenvolvimento que realmente vai virar a chave do turismo e desenvolvimento econômico de São Joaquim e da região serrana”, disse o prefeito Giovani Nunes.