A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu autorização para a operação do Aeroporto Ismael Nunes, em São Joaquim. Com esta medida, Santa Catarina passa a contar com 21 estruturas aptas a receber diversos tipos de voos.
Nesta quinta-feira (4), o órgão regulador federal oficializou a inscrição dos aeroportos de São Joaquim no registro oficial. Este marco representa o fim de um longo período de inatividade na Serra Catarinense, uma vez que o aeroporto estava fechado oficialmente desde 1992.
Segundo Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, no início de 2023, três das 21 estruturas aeroportuárias do estado estavam fechadas. Com a recente reabertura do aeroporto de Forquilhinha, no Sul do Estado, e agora a autorização de São Joaquim, todas as estruturas estão em operação.
Embora as portarias da ANAC ainda precisem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU), o governo de Santa Catarina já foi notificado sobre as novas autorizações.
A reabertura do Aeroporto Ismael Nunes é um importante passo para a melhoria da infraestrutura de transporte aéreo na região, proporcionando maior conectividade e oportunidades de desenvolvimento econômico para a Serra Catarinense.