sicred
Unifique

 

Se aproxima a Ordenação Presbiteral do Diác. Gustavo Borges de Souza, filho da Paróquia São Joaquim, que foi ordenado Diácono no dia 10 de fevereiro em Ponte Alta/SC. Após 11 anos de formação, é chegado o momento de celebrar estes dois grandes momentos: a Ordenação Presbiteral e a sua Primeira Missa.

Para ser padre e receber o Sacramento da Ordem na Diocese de Lages, o jovem precisa percorrer um caminho de formação inicial: o ano Propedêutico (primeiro ano de seminário – ano introdutório), a etapa do Discipulado (faculdade de filosofia), o Ano do Estágio Pastoral (trabalho de experiência prática em uma das paróquias da Diocese na Região Serrana), a etapa da Configuração (faculdade de teologia) e, enfim, as ordenações diaconal e presbiteral, e, a primeira Missa.

Da paróquia de São Joaquim já saíram muitos padres e Irmãs Religiosas ao longo dos seus 122 anos de história, sendo conhecida por ser uma terra vocacional. A última ordenação de um filho da terra aconteceu há 15 anos, o Pe. Reginaldo, natural da comunidade do Despraiado, em 2009.

Este é um momento especial e de grandes proporções. A paróquia, através dos seus padres, diácono, conselhos de pastoral, comunidades do interior e da cidade, e demais lideranças tem se preparado para estes dias especiais. Da mesma forma, tem divulgado massivamente esse momento que contará com muitas caravanas, visitantes, amigos e familiares do Diác. Gustavo. Uma equipe vocacional composta por padres, seminaristas, irmãs religiosas, jovens, leigos e leigas estarão em São Joaquim para a Semana Vocacional, que terá início dia 28 de agosto, com a Santa Missa as 19h, na Igreja Matriz. Esta semana terá, dentre outras atividades, visitas as comunidades da paróquia, as escolas e espaços públicos, na intenção de preparar toda a comunidade joaquinense para este grande momento.

A ordenação será no dia 03 de agosto, sábado, às 15h na Igreja Matriz de São Joaquim/SC, e será presidia pelo Bispo Diocesano de Lages, Dom Guilherme Antonio Werlang, MSF. No domingo (04 de agosto), que é o dia de São João Maria Vianey, padroeiro dos padres, se comemora o dia do Padre. Será neste dia especial que o futuro padre Gustavo presidirá a sua Primeira Missa, às 09:30h, também na Igreja Matriz. Toda a comunidade joaquinense é convidada a prestigiar esta grande festa das vocações para toda cidade.

 

Vida

 

O Diác. Gustavo tem 27 anos, é natural de São Joaquim, filho de Zita Borges da Silva e Vilson Nazareno de Souza. Iniciou no grupo de coroinhas aos 5 anos em São Joaquim, caminhada que aprofundou posteriormente, sendo coordenador, catequista, ministro extraordinário da Comunhão. Foi sempre atuante nos trabalhos pastorais da paróquia, na cidade e no interior, junto às comunidades. Estudou os primeiros anos na antiga EEB Rocha Pombo e, da 3ª série ao 2º ano do Ensino Médio, no Colégio São José. Iniciou os estudos no Seminário Propedêutico, em Bom Retiro/SC, em 2013, onde concluiu o 3º ano do Ensino Médio. Em 2016, formou-se em Filosofia, em Brusque/SC, e, atualmente, está concluindo a faculdade de Teologia, em Passo Fundo/RS. Neste ano, após a ordenação diaconal, ocorrida em fevereiro, na cidade de Ponte Alta/SC, foi enviado pela Diocese de Lages para auxiliar aos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Igreja do Navio, em Lages.