sicred
Unifique

Na quarta-feira, 25, a Epagri e o Sebrae/SC vão lançar dois livros sobre o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro. O evento será no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos, às 16h30min, com a presença de lideranças do setor produtivo e de autoridades.

Os pesquisadores Everton Vieira e Denilson Dortzbach são os organizadores do livro técnico sobre a Indicação Geográfica

Um dos livros apresenta o trabalho técnico que levou o produto a receber a Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem. O outro conta a história da produção deste mel na região.

Diferencial do mel

O mel de melato da bracatinga é um produto típico do Planalto Sul-Brasileiro. Esta região abrange 134 municípios dos três estados do Sul (PR, SC e RS). O mel é  obtido a partir das excreções de cochonilhas, insetos colonizadores de caules da árvore bracatinga. As abelhas coletam essas excreções, chamadas de melato, para então produzir o mel, que apresenta uma coloração mais escura se comparado com o de origem floral.

O mel de melato da bracatinga apresenta uma coloração mais escura se comparado com o mel de origem floral (Foto: divulgação/Epagri)

O pesquisador da Epagri/Ciram Everton Vieira explica que não se encontra esse mel em nenhum outro lugar do mundo com as mesmas características. Foram esses fatores que levaram o produto a receber do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a Indicação Geográfica em 2021.

De acordo o pesquisador e gerente do Departamento estadual de planejamento da Epagri, Denilson Dortzbach, o registro de uma IG é conferido a produtos que são característicos do seu local de origem. “São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais, como solo, vegetação e clima, como é o caso do mel de melato da bracatinga”, diz ele.

Indicação geográfica

O livro “Indicação Geográfica Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro” mostra o trabalho técnico coordenado pela Epagri para a obtenção do registro de IG. A obra foi organizada pelos pesquisadores da Epagri Everton Vieira e Denilson Dortzbach e tem como autores técnicos da Empresa, professores da UFSC e consultores do Sebrae/SC.

O conteúdo se distribui em 175  páginas e 12 capítulos. Eles trazem informações da região como o clima, a paisagem natural e a ocorrência da cochonilha em associação com as abelhas. A obra também traz dados sobre a atividade apícola na região e sobre todo a organização para obter o registro de IG .

História e cultura

O livro “Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro: História e Cultura” aborda a história da produção do mel na região, a organização da cadeia produtiva do mel de melato da bracatinga  e as perspectivas futuras para este produto diferenciado. As autoras são as historiadoras Paola Beatriz May Rebollar e Christina Baumgartem.

Para obtenção do selo de Denominação de Origem, bem como para elaboração dos livros, a Epagri, o Sebrae/SC e as associações de apicultores da Região Sul do Brasil trabalharam em parceria com o setor produtivo e com diversas instituições.