sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
11/10/2024 20h36 ⟳ Atualizada em 11/10/2024 às 20h36

A Associação de Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP) anunciou os preços de referência para o serviço de raleio nos pomares da safra 2024/2025. O valor de base sugerido é de R$ 2.258,00 por hectare. No entanto, a AMAP reforça que este é apenas um ponto de partida, e que vários fatores devem ser considerados para determinar o valor final.

Entre os principais aspectos que influenciam o custo do raleio estão a carga efetiva de frutas e a frutificação de cada pomar, além das condições do terreno, que podem ser planos ou em patamares. A utilização ou não de raleio químico também pode impactar o valor.

A negociação entre o empreiteiro e o proprietário do pomar deve incluir, além desses fatores técnicos, questões logísticas, como a oferta de almoço, transporte e alojamento para os trabalhadores no local. Todos esses elementos podem influenciar o preço final a ser cobrado pelo serviço.

O raleio é uma etapa fundamental para garantir a qualidade da produção de maçãs e peras, e a AMAP destaca a importância de uma avaliação cuidadosa para assegurar uma remuneração justa tanto para os produtores quanto para os prestadores de serviço.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.