sicred
Unifique

No sábado, 30 de novembro, São Joaquim ganhou mais uma opção gastronômica: a Bolacharia da Jaq. Com uma proposta que une tradição e inovação, o espaço oferece uma ampla variedade de produtos, como bolachas artesanais, pães, bolos e congelados, incluindo lasanhas, mini pizzas e outras delícias. A inauguração marca um novo capítulo para a história da empreendedora Jaquelini Marafigo e seu marido Gabriel Costa de Oliveira, que juntos transformaram um sonho em realidade.

Uma trajetória de dedicação e sabor

A história da Bolacharia da Jaq remonta a dez anos atrás, quando Sandra, irmã de Jaquelini, começou a produzir bolachas em casa, o que motivou sua outra irmã Eliane na produção, assim aumentando o mix de variedades. Inicialmente, as bolachas eram feitas de forma artesanal e vendidas diretamente aos clientes. Após dois anos, Sandra incentivou Jaquelini, para que também produzisse bolachas em casa, visando expandir o negócio, mesmo residindo fora de São Joaquim.

Gabriel e Jaquelini, recém casados, saíram de São Joaquim em 2003, inicialmente se mudando para Caxias do Sul (RS), vivendo lá por 11 anos, onde nasceu sua filha Geovanna, depois se mudaram para Dois Irmãos (RS) e por último em Navegantes (SC), onde mantinham a produção das bolachas, atendendo a clientes físicos e comerciais. Mesmo com a distância, as bolachas continuavam a ser enviadas para São Joaquim, onde Sandra cuidava da distribuição local.

Em 2019, o casal retornou a São Joaquim após 16 anos fora. No ano de 2020 sua irmã Sandra  se mudou para Balneário Camboriú, encerrando assim seu ciclo com as bolachas, e então seguiram as irmãs Jaquelini e Eliane com a produção. A bolacharia passou por diferentes espaços até encontrarem o ponto ideal para o empreendimento. Em janeiro deste ano, após locarem o atual imóvel, decidiram transformar um sonho antigo em realidade ao reformar o espaço e abrir a loja.

Mais do que oferecer produtos de qualidade, a Bolacharia da Jaq busca despertar memórias afetivas nos clientes. Para Jaquelini e Gabriel, as bolachas têm um significado especial, remetendo às tardes passadas na cozinha com sua mãe, tias e avós. “Sempre que chegávamos na casa da avó, sabíamos, pelas latas em cima do armário, qual variedade de bolacha estava lá dentro. Isso traz uma memória afetiva muito grande, que queremos compartilhar com a população de São Joaquim”, relembram.

Com dedicação e uma visão empreendedora, Gabriel e Jaquelini transformaram as lembranças de infância e o amor pela gastronomia em um negócio sólido e promissor. A Bolacharia da Jaq já está conquistando os moradores de São Joaquim, combinando o sabor único de suas receitas com a tradição que faz parte da cultura local.

A nova bolacharia promete ser mais do que um ponto de venda; é um local onde histórias e sabores se encontram, reforçando a ligação entre tradição, família e inovação.