Segunda capacitação do programa “Conhecendo a Serra Catarinense: uma jornada educativa” reuniu 70 professores em Urupema, nessa terça-feira (04). A capacitação de multiplicadores tem como objetivo a formação específica sobre práticas pedagógicas inovadoras e a aplicação de conteúdos relacionados ao turismo com os professores de unidades públicas dos sistemas de ensino municipal e estadual.
Nessa capacitação, além de Urupema, participam professores de Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Painel, Rio Rufino, São Joaquim e Urubici. A partir desse treinamento eles serão facilitadores do conhecimento e terão o desafio de promover o engajamento dos alunos e a integração das atividades do programa com o currículo escolar.
A assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, destacou na abertura dos trabalhos a importância de cada educador como multiplicador de conteúdos relacionados ao turismo. Ela também agradeceu em nome do presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, a todos os demais prefeitos pela confiança depositada no programa.
Pela manhã foram apresentados os conteúdos teóricos das cartilhas e realizadas algumas dinâmicas interativas. À tarde, os trabalhos se concentram nas metodologias ativas e aplicação de práticas em sala de aula. Bem como oficinas e dinâmicas interativas pelos especialistas, Mario Aleixo Corrêa da Motta (Marinho) e Fabiana Roeder.
O coordenador Educacional do Senac, Maickon Albuquerque, destacou a parceria entre as assessorias de turismo e educação dos municípios da Serra Catarinense com o Senac, através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e Amures. Ele enfatizou que o programa tem o compromisso de despertar o interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural, histórico e natural da Serra Catarinense.
Nessa quarta-feira (05), acontece a terceira capacitação de professores multiplicadores no Centroserra Convention Center. Além de Lages, participarão os municípios de Bocaina do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito. Mais de 150 professores são esperados para este último treinamento.
Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures