sicred
Unifique

Na tarde desta quarta-feira (16), por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages foi acionado para atender uma ocorrência de resgate em altura no interior do município de Painel, na localidade conhecida como Sítio Carúno.

De acordo com informações repassadas pelos moradores, um jovem de 18 anos, que realizava a colheita de pinhão com um grupo de trabalhadores, subiu em uma araucária e acabou ficando preso a cerca de 20 metros de altura, após sofrer um mal súbito e não conseguir mais descer. O jovem estava sem qualquer equipamento de segurança.

Duas viaturas, incluindo a AR 104, foram deslocadas com equipe especializada e os materiais necessários para a realização do resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram a situação: o rapaz encontrava-se consciente, porém desorientado, apresentando sinais de mal-estar e desidratação leve, além de frio e fraqueza. Ele relatou ter subido na árvore por volta das 14h e permaneceu por cerca de cinco horas na copa da araucária, sem conseguir descer.

A equipe montou rapidamente o sistema de salvamento em altura, utilizando cabo de segurança e ascensores para alcançar a vítima. Após a abordagem, o jovem recebeu os equipamentos de proteção e foi cuidadosamente retirado da árvore. A operação de resgate durou cerca de duas horas e terminou com sucesso, sem maiores lesões físicas à vítima, que, apesar de abalada emocionalmente, foi deixada aos cuidados da família após receber atendimento e apoio dos bombeiros.

Os demais trabalhadores da região foram orientados quanto à importância do uso de equipamentos de segurança durante a colheita de pinhão, especialmente em áreas de difícil acesso e altura.