O mundo se despede de um dos líderes religiosos mais influentes da história moderna. Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma.
Ele foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado, marcando seu papado com um estilo simples e comprometido com os mais necessitados.
Quem foi Papa Francisco?
Batizado Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco era membro dos jesuítas desde 1958, antes de se tornar papa. Ele atuou como Arcebispo de Buenos Aires e cardeal, sendo conhecido por seu estilo de vida simples e sua proximidade com os pobres.
Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º papa da Igreja Católica, quebrando o ciclo de líderes europeus escolhidos para o cargo.
Conforme a tradição religiosa, escolheu o nome Francisco para representar seu papado, em referência a São Francisco de Assis e sua devoção aos mais necessitados.
Papa Francisco teve papado marcado por mudanças dentro da Igreja Católica
Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI. Ele foi responsável por marcos importantes na história da Igreja Católica como a transparência financeira do Vaticano e a luta contra os abusos sexuais no clero.
