A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, amanheceu coberta por uma fina camada de geada nesta segunda-feira (22), em mais um dia marcado pelas baixas temperaturas típicas do outono. Esta foi a sexta ocorrência de geada registrada em 2025 — a segunda apenas no mês de abril —, confirmando o avanço do frio na região serrana.
Com mínima de 2,1°C registrada pela Epagri/Ciram e Inmet, São Joaquim, no Vale do Caminhos da Neve, não teve marca negativa, mas o frio intenso foi suficiente para a formação de geada fraca em áreas de baixada. Já a menor temperatura do Brasil nesta manhã foi registrada em Bom Jardim da Serra, no topo da Serra do Rio do Rastro, com -0,1°C, tornando-se a segunda temperatura negativa do ano no país.
Outros municípios da Serra também sentiram o frio:
-
Urubici (estação PWS): 5,2°C
-
Painel: 5,4°C
-
Urupema: 5,6°C
A presença de uma massa de ar seco e frio, associada ao céu limpo durante a madrugada, favoreceu o forte resfriamento noturno. Com isso, o cenário de outono típico da Serra Catarinense — com belas paisagens cobertas de gelo ao amanhecer — voltou a se repetir.
As previsões indicam que o frio deve continuar nos próximos dias, mantendo as condições propícias para novos registros de geada na região.
Ver essa foto no Instagram