Na tarde de sexta-feira, 20 de junho, o São Joaquim Park Hotel foi palco de uma importante audiência pública que reuniu autoridades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para debater a conclusão da BR-438 — a Rodovia Caminhos da Neve — que liga a Serra Catarinense à Serra Gaúcha, com conexão até o Litoral de Santa Catarina. A estrada é considerada estratégica para o desenvolvimento do turismo, da economia regional e da logística de transporte.
Durante o encontro, foi confirmado que os 10,4 quilômetros restantes do lado catarinense serão finalizados. O prefeito de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral, destacou que a situação em Santa Catarina está consolidada:
“A minha conclusão hoje nessa audiência é que a gente precisa, a gente tem duas tratativas. Primeiro é do Estado de Santa Catarina, uma situação consolidada, uma situação que já vai ser resolvida, até porque o nosso governador, Jorge, já autorizou essa obra. Então a gente vai terminá-la. Provavelmente agora, dia 26 ou 27, tem reunião com o Exército para eles apresentarem o orçamento e definirmos se será feito com eles ou com empresa privada. Já no Rio Grande, a situação é outra. O governo não tem feito nada, não há orçamento, e uma das soluções seria federalizar o trecho. Isso tem que ser separado de Santa Catarina, que já está fazendo sua parte.”
Do lado gaúcho, restam cerca de 44 quilômetros sem pavimentação. A ausência de recursos por parte do Governo do Rio Grande do Sul foi um dos pontos centrais da discussão. A proposta defendida é a federalização do trecho, para que o Governo Federal possa assumir e concluir a obra.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, reforçou a importância da ligação para o desenvolvimento turístico e econômico:
“É um projeto fundamental para o crescimento dessa região, não só no turismo — com os atrativos de neve, vinhos, maçã, parques temáticos, eventos de Natal e Páscoa — mas também para o escoamento da produção agrícola e de cargas. Precisamos de estradas seguras que conectem essas riquezas.”
Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, enfatizou o impacto positivo da ligação entre a capital catarinense e a cidade de Gramado:
“Essa rodovia é esperada há muitos anos. Imaginem o fluxo turístico e logístico que será viabilizado com essa conexão. O governador Jorge Mello já garantiu os recursos do lado catarinense. O desafio agora é o trecho gaúcho, que depende do Governo Federal ou do próprio governo estadual do RS.”
Carlos Barros, diretor executivo do DNIT, informou que já existe um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) positivo para os trechos da BR-438 e BR-486, o que é um passo importante para avançar no processo de federalização:
“A audiência pública é essencial para ouvirmos as demandas da sociedade, parlamentares e prefeitos. Agora, cabe ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul manifestar o interesse em transferir o patrimônio estadual à União, para que possamos dar continuidade ao processo.”
Jaziel Aguiar Pereira, organizador do evento e representante de Bom Jesus (RS), expressou frustração pela ausência de autoridades federais gaúchas:
“Esperávamos a assinatura da retomada das obras da SC-114, que estão paradas há mais de sete anos. Ficamos um pouco tristes, mas confiantes com a reunião marcada para dia 27 com o Exército. Também lamentamos que nenhum deputado estadual, federal ou senador do RS tenha comparecido, apenas vereadores e lideranças locais. Precisamos agora apertar o botão da cobrança. O governador do RS precisa assinar o documento para incluir o trecho no PAC. Pedimos que a documentação do trecho gaúcho seja tratada separadamente, para viabilizar uma licitação independente.”
O encontro contou com a presença dos prefeitos de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Lages, Florianópolis e Gramado, além de representantes do DNIT, lideranças comunitárias, empresários e demais autoridades dos dois estados. A audiência evidenciou a união dos catarinenses em prol da finalização do projeto e lançou um apelo claro para que o governo gaúcho e o Governo Federal se mobilizem para a conclusão definitiva da Rodovia Caminhos da Neve — uma via de integração, desenvolvimento e progresso para o Sul do Brasil.
Texto: Wagner Urbano
Fotos: Dionata Costa