27/06/2025 11h24 ⟳ Atualizada em 27/06/2025 às 11h24
O inverno em Santa Catarina promete ser rigoroso nos próximos dias. De acordo com os dados da Climaterra, divulgados pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, uma nova e intensa massa de ar frio deverá atingir o estado a partir do final de junho, trazendo temperaturas muito baixas e até a possibilidade de neve no início de julho.
Já na noite de domingo, 29 de junho, a expectativa é de uma forte queda nas temperaturas. A segunda-feira, dia 30, deve começar com frio intenso ao amanhecer, mantendo-se gelada ao longo da noite e com temperaturas mais amenas à tarde. O céu tende a permanecer entre nublado e com intervalos de poucas nuvens.
Na terça-feira, 1º de julho, o dia deve começar com tempo mais aberto, passando de céu claro a poucas nuvens, mas com aumento da nebulosidade ao longo da tarde. Há previsão de chuva fraca entre a tarde e à noite. Durante a madrugada de quarta-feira, 2 de julho, há chance de precipitação fraca, e os modelos meteorológicos indicam a possibilidade de neve — embora a confirmação dependerá de atualizações nos próximos dias.
Se as projeções se mantiverem, a semana termina com geada forte e ampla entre quinta (3) e sexta-feira (4), marcando com intensidade a chegada do mês de julho no estado.
Ronaldo Coutinho reforça que, apesar dos indicativos de neve e frio severo, os modelos meteorológicos ainda podem variar, e uma previsão mais precisa deve ser possível no início da próxima semana. Mesmo assim, os alertas já acendem para quem vive nas regiões mais altas e frias da Serra Catarinense, onde os termômetros podem atingir marcas negativas.
Texto e fotos: Wagner Urbano