A região do Vale Caminhos da Neve, em São Joaquim (SC), amanheceu coberta por uma intensa geada nesta sexta-feira, 4 de julho, e registrou a menor temperatura do Brasil no dia: -3,9°C, segundo dados da estação da Epagri/Ciram.
O cenário no amanhecer foi digno de cartão-postal, com os campos completamente esbranquiçados pelos cristais de gelo e vegetações cobertas pela geada, proporcionando imagens encantadoras do inverno serrano.
Além de São Joaquim, outras cidades da Serra Catarinense também registraram temperaturas negativas. Em Painel, os termômetros marcaram -3,8°C, conforme dados de estação particular (PWS). Urubici teve mínima de -1,4°C e Urupema chegou a -0,5°C, ambas de acordo com registros da Epagri.
A massa de ar frio e seco que predomina sobre o Sul do país favoreceu a formação de geadas amplas em áreas de baixada e intensificou o frio em toda a região serrana de Santa Catarina. A expectativa é que as baixas temperaturas persistam nos próximos dias, com novas madrugadas geladas e possibilidade de mais registros negativos.
Fotos: Wagner Urbano