sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
11/07/2025 11h07 ⟳ Atualizada em 11/07/2025 às 11h18
TEXTO e FOTOS: WAGNER URBANO - Jornalista

A fruta símbolo do frio e aliada da saúde já está nas prateleiras de todo o país com sabor especial e qualidade acima da média. A safra brasileira de maçã 2024/2025 atingiu a marca de 850 mil toneladas colhidas, consolidando-se como uma das melhores dos últimos anos, especialmente no quesito qualidade. O jornalismo do Notiserra SC apurou os dados junto à AMAP (Associação de produtores de Maçã e Pera) que segue os dados da ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã).

Segundo Moisés Albuquerque, diretor executivo da ABPM, que comentou sobre os números em suas redes sociais, a colheita da atual safra já foi concluída e trouxe resultados animadores. “Atingimos um volume de produção ao redor de 850 mil toneladas, levemente superior ao que colhemos no último ano. Se pudéssemos definir esta safra com uma palavra, seria: qualidade”, destacou.

Os principais estados produtores seguem sendo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que respondem cada um por aproximadamente 48% da produção nacional, seguidos pelo Paraná, com menor participação. Minas Gerais e São Paulo aparecem com volumes residuais. O jornalismo do Notiserra SC também confirmou que a qualidade da fruta está entre as melhores já observadas, com destaque para o sabor, o brilho e a conservação.

Apesar de uma leve queda na produção em algumas regiões, como a de São Joaquim/Lages, que teve recuo de -8% em comparação com a safra anterior, os resultados foram compensados pelo desempenho das chamadas “outras regiões” de SC, com aumento de +17%, e pela alta no Rio Grande do Sul, que cresceu +4%.

No total, o Brasil produziu:

  • 376,6 mil toneladas de maçã Gala (queda de -3%);
  • 288,3 mil toneladas de Fuji (alta de +3%);
  • E cerca de 41,2 mil toneladas de outras variedades (queda de -7%).

Ainda segundo Albuquerque, o clima foi determinante para a boa qualidade dos frutos. “Tivemos condições muito favoráveis desde o florescimento, com bom trabalho das abelhas na polinização, e um período mais seco que nos entregou frutas com qualidade gustativa extraordinária, alto teor de açúcar  e excelente capacidade de conservação”, explicou.

Com isso, o consumidor brasileiro deve encontrar, nos próximos meses, uma maçã nacional mais saborosa, crocante e saudável, com destaque para as características nutricionais e funcionais que já são marcas do produto brasileiro. O jornalismo do Notiserra SC verificou que a aceitação do público nas feiras e mercados tem sido bastante positiva.

O setor já dá início à preparação para a safra 2025/2026, torcendo novamente para a parceria entre natureza e produtor garantir frutos de excelência. “A maçã continuará sendo uma aliada da saúde humana, com benefícios amplamente comprovados por estudos científicos em todo o mundo”, reforçou o diretor da ABPM.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.