18/07/2025 16h38 ⟳ Atualizada em 18/07/2025 às 16h41
A tão aguardada pavimentação da SC-370, na emblemática Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão-Pará, atingiu 35% de conclusão. A obra, que contempla um trecho de quase 10 quilômetros, representa um marco para o desenvolvimento do turismo e do escoamento da produção agrícola e industrial do Sul e do Planalto de Santa Catarina.
Com investimento de R$ 50 milhões, o projeto é executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), dentro do Programa Estrada Boa, coordenado pelo governador Jorginho Mello. O secretário da pasta, Jerry Comper, realizou recentemente uma vistoria no local, acompanhado por técnicos e pelo coordenador regional Ricardo Costa.
“Santa Catarina virou um canteiro de obras e, apesar de toda a dificuldade e complexidade desta obra, ela avança dentro do cronograma”, afirmou Comper, reforçando o compromisso do governo com a infraestrutura como eixo estratégico de crescimento e integração regional.
Frentes de trabalho ativas em diversos pontos da serra
A obra avança com diversas frentes em operação simultânea. Entre os quilômetros 102 e 104,4, os serviços incluem limpeza, retirada de material, corte, fresagem e rompimento de encosta. No trecho entre os quilômetros 101,5 e 101,7, ocorre a perfuração do solo para instalação de tela e projeção de concreto no solo grampeado — técnica utilizada para estabilizar taludes e garantir a segurança da pista.
Já do km 100,6 ao 101,4 está sendo construída uma barreira de contenção do tipo New Jersey, que protege os veículos de possíveis quedas de materiais. Em outro ponto, no km 99,7, ocorre o retaludamento — processo de terraplanagem com pedras colocadas mecanicamente — enquanto no km 103,9 é feita a perfuração para desmonte de rochas.
Segmentação da obra e agilidade no trecho mais complexo
Segundo o engenheiro Ricardo Costa, o projeto foi dividido em três segmentos, sendo que os segmentos 1 e 3 já apresentam grande avanço, com terraplanagem finalizada. O maior desafio está no Segmento 2, que compreende o trecho mais íngreme e rochoso da serra. Para acelerar os trabalhos nessa parte, o trânsito foi interrompido em março, possibilitando o desmonte de rochas de forma contínua, sem riscos ou paradas.
A eficiência da execução também é garantida por uma estrutura montada no próprio canteiro de obras: uma usina de concreto e um britador operam no local, eliminando a dependência de fornecedores externos e encurtando prazos.
“Como nos determinam o governador Jorginho e o secretário Jerry, estamos sempre no trecho vistoriando e fiscalizando as obras do Programa Estrada Boa”, frisou Costa.
A pavimentação da Serra do Corvo Branco não apenas representa um feito de engenharia, dada a complexidade do terreno, mas também simboliza uma conquista histórica para moradores, turistas e setores produtivos que dependem da ligação entre o Sul e o Planalto Serrano. Quando concluída, a estrada deverá impulsionar a mobilidade, a economia regional e consolidar ainda mais a região como um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.