19/07/2025 11h43 ⟳ Atualizada em 19/07/2025 às 11h43
São Joaquim, 19 de julho de 2025 — O sábado começou com temperaturas negativas na Serra Catarinense e em outras regiões do Estado. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -1,4°C, conforme dados da estação meteorológica da Climaterra. Mesmo com umidade presente, foi possível observar em alguns pontos do município uma fina camada de geada e orvalho congelado, indicando o rigor do frio típico desta época do ano.
Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, além de São Joaquim, outras cidades também registraram temperaturas negativas nas primeiras horas do dia. Urupema marcou -1,0°C (Epagri), Joinville chegou a -0,9°C (D. Soares), Água Doce anotou -0,8°C (PWS), Urubici teve mínima de -0,6°C, Painel -0,5°C e Vargem Bonita -0,3°C. Já Bom Jardim da Serra, na estação do Eco Resort, marcou -0,1°C.
Cidades do norte do Estado também sentiram o frio. Itaiópolis registrou 0,5°C, Mafra 0,6°C e Rio Negrinho 0,8°C.
As imagens do amanhecer gelado foram registradas pelo Jornalista e Fotógrafo Wagner Urbano, que captou a beleza do frio em meio à vegetação coberta de gelo e cristais de orvalho, reforçando a paisagem típica da Serra em pleno inverno.
Mesmo sem ser uma onda de frio intensa, o fenômeno reforça a importância do clima para a identidade regional e os impactos no turismo e na agricultura, principalmente na fruticultura de clima temperado, como a maçã — produto símbolo de São Joaquim.