sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
23/07/2025 10h51 ⟳ Atualizada em 23/07/2025 às 10h51

“Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados” é o título do livro que o jornalista João Paulo Borges — mais conhecido como JP do Whats — lançará segunda-feira, 4 de agosto, às 19h, na CDL de São Joaquim. A obra é pioneira no Brasil: é o primeiro livro inteiramente dedicado ao uso profissional do WhatsApp como ferramenta estratégica de comunicação em contextos políticos, empresariais e institucionais.

O ineditismo da obra — a primeira do país dedicada integralmente ao uso profissional do WhatsApp em campanhas eleitorais, gestão pública e vendas é um dos atrativos. A força de uma história de vida deste joaquinense que inspira, emociona e dá sentido à frase estampada na capa do livro: “O WhatsApp é onde o Brasil conversa de verdade.”

Um coração remendado e uma alma resiliente

JP nasceu com uma cardiopatia congênita rara, a tetralogia de Fallot. Com apenas três dias de vida, foi levado de urgência de São Joaquim (SC) a Curitiba, enfrentando contratempos que poderiam ter encerrado sua história antes mesmo que ela começasse. Ao chegar ao Hospital Pequeno Príncipe, o prognóstico era duro: 1% de chance de vida, segundo os médicos. Mas ele sobreviveu. Não só sobreviveu — viveu intensamente.
Foram três cirurgias cardíacas ao longo da infância e adolescência, todas no mesmo hospital e acompanhadas pelo mesmo médico, o cardiologista Dr. Nelson Miag. A última, aos 16 anos, ele lembra com humor e afeto: acordou de uma cirurgia de peito aberto ao som de um bebê chorando, afinal, estava em um hospital infantil.

A batalha pela vida não parou por aí. Nos anos 2000, enfrentou e venceu uma hepatite C contraída por transfusões de sangue feitas ainda nos anos 1980, antes da implementação de testes rigorosos. Em 2020, já no início da pandemia, mais um susto: câncer de testículo. A cirurgia foi feita rapidamente, mas a doença tentou voltar. Em 2021, JP enfrentou quatro meses de quimioterapia intensiva, perdendo os cabelos, ganhando cicatrizes e acumulando ainda mais força.

Nesse período, isolado pela pandemia e em tratamento agressivo, ele encontrou no trabalho uma forma de manter-se vivo — emocional e espiritualmente. Foi pelo WhatsApp, ferramenta com a qual já trabalhava desde 2016, que se manteve em contato com o mundo, realizando lives, mentorias e conexões com profissionais de renome, como Camila Renaux, Rafael Kiso, Paula Tebett e Cristiano Santos — todos, hoje, admiradores de sua trajetória.

A conexão era mais que profissional. Era também familiar. Seus pais Joaquim e Margarida, moradores da zona rural de São Joaquim, acompanharam todo o processo da quimioterapia à distância — pelo WhatsApp. “Por isso eu sempre digo: pelo WhatsApp você se conecta com quem você ama. Se é com a sua filha que está fora do país, ou com os seus pais num sítio em Santa Catarina. Se conecta com gente. E o marketing também precisa se conectar com gente”, destaca JP.

Uma obra para transformar conversas em resultados
O livro a ser lançado é fruto dessa vivência profunda com a ferramenta que mudou sua vida — e que, com estratégia e humanidade, vem transformando também campanhas eleitorais, projetos sociais e negócios pelo Brasil.

Sem chatbots, disparos automáticos ou fórmulas frias, o método de JP é artesanal, humanizado e centrado no relacionamento direto. “Não é sobre tecnologia. É sobre escuta, conteúdo e gente”, afirma. A obra traz bastidores de campanhas, casos práticos e até o curioso episódio em que JP foi apelidado de “governador por WhatsApp”.

Com prefácio de Marcelo Vitorino, um dos maiores estrategistas políticos do país, e edição da jornalista Aline Cabral Vaz, o livro já é considerado leitura essencial para profissionais da comunicação, marketing e política.

Mais que uma sessão de autógrafos, o lançamento em São Joaquim será um momento de celebração, reencontros e emoção.

“Meu objetivo era colocar no papel tudo aquilo que ensino nas minhas palestras e consultorias. Democratizar esse conhecimento é um passo importante para profissionalizar o uso do WhatsApp em todo o país”, ressalta JP, que já soma mais de 70 palestras pelo Brasil, incluindo participações em eventos como o RD Summit, um dos maiores de marketing da América Latina.

SERVIÇO:
Lançamento do livro: Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados
Autor: João Paulo Borges (JP do Whats)
Data: 4 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: CDL de São Joaquim – Rua José Vieira de Melo ( em frente à CELESC)
Venda de exemplares no local

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.