sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
09/09/2025 09h10 ⟳ Atualizada em 09/09/2025 às 09h10
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a noite de segunda-feira (8) foi marcada por intensa instabilidade atmosférica no Sul do Brasil. O fenômeno provocou chuvas, trovoadas e até episódios isolados de tempo severo em algumas cidades da região.

Scheuer destacou que, apesar das especulações que circularam em redes sociais, não houve ciclone ou “bomba meteorológica”, mas sim a atuação de uma frente fria dentro da normalidade para esta época do ano.

Durante a madrugada, chegaram a se formar células convectivas explosivas entre o oeste da Região Sul e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. “A atmosfera estava simplesmente incrível ontem à noite, algo fenomenal”, ressaltou o meteorologista.

Com o avanço da frente fria, a tendência agora é de tempo firme. Hoje (terça-feira), ainda pode chover em pontos isolados, mas a partir da tarde o cenário começa a mudar. Entre quarta e sexta-feira, o sol predomina em todas as áreas do Sul do Brasil, com temperaturas mais amenas ao amanhecer e calor durante a tarde.

As mínimas devem ficar entre 4°C e 8°C em áreas da Serra Catarinense, Serra Gaúcha e Campos de Palmas (PR), inclusive com possibilidade de geada fraca e isolada. Já as tardes serão marcadas por temperaturas agradáveis, variando entre 25°C e 28°C em praticamente toda a região.

No restante do país, a previsão indica tempo firme e seco no Sudeste e Centro-Oeste até o fim de semana, mas com calor intenso nessas regiões. Já no Norte e Nordeste, as temperaturas seguem elevadas.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.