16/09/2025 09h59 ⟳ Atualizada em 16/09/2025 às 09h59
A baixa pressão que atuava sobre o Sul do Brasil começa a se afastar, permitindo que o tempo firme aos poucos em grande parte das regiões. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18) o predomínio será de sol e temperaturas elevadas, com máximas próximas ou acima dos 30°C no Oeste da região.
No Paraná, porém, a nebulosidade segue mais presente por conta da atuação de um cavado atmosférico, que se estende também sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a condição de chuva é mais significativa, ainda que de forma irregular. Nas demais regiões, a tendência é de tempo seco, com nevoeiros pela manhã dando lugar ao sol no decorrer do dia.
As temperaturas seguem em elevação, podendo passar dos 27°C a 28°C no Leste e até superar os 30°C no Oeste. Para sexta-feira (19), a previsão aponta aumento da nebulosidade e chance de pancadas de chuva isoladas, principalmente no Oeste, algumas acompanhadas de trovoadas.
O fim de semana deve ser marcado por mudanças mais significativas. No sábado (20), o Oeste volta a registrar pancadas de chuva e temporais mal distribuídos, enquanto o restante da região ainda terá períodos de tempo seco. Já no domingo (21), a chegada de uma nova frente fria deve organizar instabilidades mais abrangentes, trazendo chuva para todas as áreas do Sul, com risco de temporais e até tempo severo, especialmente nas planícies do Oeste.
Enquanto isso, em estados do Centro-Oeste e Sudeste do país, a previsão segue indicando calor intenso, com temperaturas próximas ou acima dos 38°C a 40°C nos próximos dias.
Texto Wagner Urbano com infos Meteorologista Piter Scheuer