sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
26/09/2025 18h28 ⟳ Atualizada em 26/09/2025 às 18h28
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista

Santa Catarina é o segundo estado que mais produz pinhão no Brasil, com um crescimento de 23,5% em relação a 2023. Os dados fazem parte do levantamento da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2024, divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, o Brasil produziu 13,5 mil toneladas de pinhão no período analisado, sendo 3,7 mil toneladas provenientes de Santa Catarina. Com esse resultado, o estado subiu da terceira para a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas do Paraná, que registrou 4,78 mil toneladas.

Na Serra catarinense, Painel se destacou como o maior produtor estadual, com 600 toneladas, seguido por São Joaquim e Bom Jardim da Serra, ambos com 450 toneladas. No valor da produção, Painel alcançou R$ 3,6 milhões, ocupando o terceiro lugar no país, enquanto São Joaquim registrou R$ 2 milhões, ficando em oitavo lugar.

Além do extrativismo vegetal, o levantamento também revelou a importância das florestas plantadas no estado. As plantações de pinus correspondem a 18,6% do total de florestas plantadas no Brasil, com Santa Catarina ocupando a segunda maior área do país, somando 627,8 mil hectares. Santa Cecília, na Serra, aparece como a segunda cidade brasileira em área de cultivo, e Bom Jesus, no Oeste, na terceira posição.

Cenário nacional
No Brasil, a produção de madeira em tora para papel e celulose bateu recorde em 2024, alcançando 122,1 milhões de metros cúbicos — o maior volume da série histórica. O segundo maior resultado havia sido registrado em 2023, com 113 milhões.

Outro destaque é a celulose: desde 2022, o Brasil ocupa a liderança mundial, superando o Canadá. O país se beneficia de condições climáticas e de solo favoráveis ao rápido crescimento de florestas, além de investimentos em práticas sustentáveis, o que garante competitividade no mercado internacional.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.