13/11/2025 11h48 ⟳ Atualizada em 13/11/2025 às 11h48

Ao longo da sexta-feira (14) e do sábado (15), a maior parte da Região Sul do Brasil deve seguir com tempo firme e predomínio de sol. No entanto, o calor intenso e o aumento da umidade favorecem o surgimento de pancadas de chuva passageiras e mal distribuídas típicas do verão, principalmente durante as tardes e noites.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, nesta quinta-feira (13) já há registro de chuva em pontos isolados do Paraná, especialmente entre o centro, norte e oeste do estado. Nas demais áreas do Sul, o tempo alterna entre sol e variação de nuvens, com possibilidade de pancadas rápidas e localizadas.
Entre sexta e sábado, a atmosfera fica mais abafada, com temperaturas que podem superar os 30°C em boa parte da região. Essa combinação de calor e alta umidade cria as condições ideais para a formação de temporais isolados, com chuva forte, trovoadas e eventual queda de granizo — fenômenos que podem ocorrer em uma cidade e não atingir localidades próximas.
Essas ocorrências devem se concentrar entre o sudoeste e centro-oeste do Paraná, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e meio-oeste e oeste de Santa Catarina. No centro-leste e sul do Rio Grande do Sul, o tempo tende a permanecer mais seco, com sol e poucas nuvens.
A mudança mais significativa deve ocorrer no domingo (16), com a chegada de uma frente fria. O sistema deve provocar chuva mais abrangente, acompanhada de trovoadas e risco de temporais localizados, além de trazer queda nas temperaturas.
Segundo Scheuer, o domingo ainda pode ter momentos de aproveitamento no nordeste da Região Sul, antes da virada definitiva do tempo.
