27/11/2025 08h53 ⟳ Atualizada em 27/11/2025 às 08h53
Após oito meses sem voos comerciais, o Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto, retoma hoje (27) a conexão aérea com São Paulo. A Gol Linhas Aéreas passa a operar oficialmente a rota Correia Pinto – Congonhas, marcando um novo capítulo para a infraestrutura de transporte da região.
A retomada encerra mais um período de interrupção nas operações. O terminal chegou a ficar 23 anos sem voos regulares até que, em 2022, a Azul iniciou a rota para Campinas com aeronaves Embraer 195 E1. O serviço foi mantido até março de 2025, quando a companhia encerrou as atividades no aeroporto por causa do processo de recuperação judicial.
A chegada da Gol significa a reativação da principal porta de entrada aérea para mais de 50 municípios da Serra, do Meio-Oeste, do Alto Vale do Itajaí e até áreas próximas do Rio Grande do Sul. A ligação com Congonhas deve ampliar as oportunidades para o turismo, fortalecer o agronegócio e impulsionar a competitividade regional, aproximando a Serra Catarinense do maior polo econômico do país.
A cerimônia de reinauguração está marcada para às 13h30 e contará com a presença do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins, de representantes da Gol e do presidente da Amures, Pedro Ostetto, além de lideranças políticas e empresariais da região.
A operação será feita com aeronaves Boeing 737 MAX, que iniciam hoje o primeiro embarque da nova fase do aeroporto. A expectativa é de que a retomada fortaleça o desenvolvimento regional e consolide Santa Catarina como um dos estados com maior estrutura aeroportuária do Brasil.
