15/12/2025 13h46 ⟳ Atualizada em 15/12/2025 às 13h46
Nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, a Churrascaria Schlichting comemorou 40 anos de atuação no mercado gastronômico, consolidando-se como uma das churrascarias mais tradicionais de São Joaquim. Referência no bem servir, o estabelecimento faz parte da história do município, reunindo moradores da cidade, do interior e turistas que visitam a Serra Catarinense.
O proprietário Acy Schlichting falou com emoção sobre o significado da data e a caminhada construída ao longo de quatro décadas.
“É com muita satisfação e muita honra que hoje a Churrascaria Schlichting faz quarenta anos de existência. Foram muitas lutas, muitas batalhas, vitórias e também derrotas. Mas, graças a Deus, superamos tudo. Tudo é superável quando se tem Deus no coração”, destacou Acy.
O empresário também relembrou momentos difíceis enfrentados ao longo da trajetória, incluindo problemas de saúde e desafios pessoais.
“Às vezes enfermidades e doenças, mas tudo foi superado. Graças a Deus seguimos em frente”, afirmou.
Ao contar a origem da churrascaria, Acy Schlichting voltou no tempo e relembrou o início da vida profissional ao lado do pai, o saudoso seu Vili, no armazém da família. Posteriormente, passou por uma lanchonete no antigo Posto Ipiranga e, a convite do tio Quica (Joaquim Rodrigues), começou a trabalhar na churrascaria como garçom, função que exerceu por cerca de sete a oito anos.
“Em 15 de dezembro de 1985 eu abri a churrascaria na antiga Minuano. Dois anos depois, fiquei sabendo que o tio Quica queria vender o espaço atual. Negociamos, comprei, reformei bem e demos continuidade ao trabalho que hoje completa quarenta anos”, relembrou.
Acy fez questão de agradecer à comunidade joaquinense e aos visitantes que ajudaram a construir essa história.
“Quero agradecer ao povo de São Joaquim, ao interior e aos turistas que aqui almoçaram e saíram satisfeitos. É difícil alguém sair insatisfeito. Muitos turistas voltam e vêm até a churrasqueira para saber se sou eu mesmo o proprietário”, contou com orgulho.
Ele também falou sobre os desafios de empreender no ramo da gastronomia, especialmente em uma churrascaria que precisa estar sempre preparada.
“Não é fácil trabalhar de segunda a segunda. Às vezes sobra comida, às vezes o movimento surpreende. Pode ter poucas pessoas e, de repente, encosta um ônibus. Quem entra quer comer na hora, e a gente precisa estar pronto”, explicou.
A comemoração dos 40 anos da Churrascaria Schlichting marca não apenas o aniversário de um empreendimento, mas o reconhecimento de uma história de trabalho, fé e dedicação que se confunde com a própria história de São Joaquim.


