20/12/2025 12h07 ⟳ Atualizada em 20/12/2025 às 12h07

Uma intensa massa de ar seco e quente mantém o tempo firme e ensolarado, com temperaturas elevadas, em praticamente todas as regiões do Sul do Brasil. Os termômetros seguem marcando entre 33°C e 35°C, caracterizando um forte calor típico do verão, que oficialmente começa neste período.
De acordo com a previsão do meteorologista Piter Scheuer, a partir de domingo há mudança no padrão atmosférico, com previsão de chuva e trovoadas, inicialmente sobre o Rio Grande do Sul, especialmente no setor oeste. A instabilidade também deve atingir o Oeste de Santa Catarina, Meio-Oeste, Sudoeste, além do Oeste do Paraná, principalmente entre a tarde e a noite.
Entre terça, quarta e quinta-feira, o sol ainda aparece, intercalando períodos de maior nebulosidade. O calor segue intenso e aumenta o risco de temporais de verão, que podem vir acompanhados de chuva forte, trovoadas, granizo e até vendavais. Apesar de comuns nesta época do ano, esses eventos podem provocar transtornos pontuais.
Segundo o meteorologista, a instabilidade será reforçada pela aproximação de uma frente fria oceânica, de característica baroclínica, que não avança diretamente sobre o continente, mas transporta grande quantidade de umidade para o interior, favorecendo a formação de convecção organizada e tempestades localizadas.
Mesmo com a chegada dessas instabilidades, o calor deve continuar predominando, com dias abafados entre segunda e quarta-feira, mantendo a combinação de sol, nuvens e pancadas típicas de verão. A tendência é que esse padrão de temporais isolados se mantenha até o final do ano.
Para a próxima semana, cidades do Litoral Sul e Norte de Santa Catarina, Médio e Alto Vale, Grande Florianópolis e litoral do Paraná podem registrar temperaturas ainda mais elevadas, variando entre 37°C e 39°C, configurando um calor extremo.
Com o aumento das temperaturas, atividades em piscinas, rios, cachoeiras e praias estão liberadas, mas o alerta é para os cuidados básicos: atenção redobrada para evitar afogamentos, uso de protetor solar, hidratação constante e respeito às condições de segurança.
Previsão do tempo com o meteorologista Piter Scheuer.
