sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
02/01/2026 09h45 ⟳ Atualizada em 02/01/2026 às 09h45

O meteorologista Piter Scheuer explicou que os próximos dias serão marcados por calor intenso e tempo abafado em grande parte do Sul e Sudeste do país, com mudanças previstas a partir do fim de semana.

Segundo ele, a condição de tempo quente é válida principalmente para este domingo e segunda-feira, mas o aquecimento já começa a se intensificar a partir de terça e quarta-feira, quando as temperaturas sobem rapidamente e passam a ocorrer as tradicionais pancadas de verão, especialmente entre a tarde e a noite.

Para esta sexta-feira, a previsão indica um dia bem quente e abafado, com chuvas mal distribuídas e trovoadas isoladas no período da tarde e noite. O destaque para essas instabilidades fica para Mato Grosso do Sul, São Paulo e norte do Paraná. Nas demais áreas, as pancadas são irregulares e podem não atingir todos os municípios.

No sábado, a passagem de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuva a partir da tarde e da noite em várias cidades. No entanto, o meteorologista alerta que o fenômeno será irregular, com muitas áreas passando sem registro de chuva, como ocorre em partes do Paraná, especialmente no norte do estado.

Entre domingo, segunda e terça-feira, o tempo volta a ficar estável, com sol e poucas nuvens na maior parte das regiões. Apenas áreas do leste do Paraná, nordeste de Santa Catarina e parte do litoral do Rio Grande do Sul devem ter maior nebulosidade, mas sem volumes significativos de chuva.

Os dias mais quentes serão hoje e amanhã. As temperaturas podem chegar a 35°C e 36°C no nordeste de Santa Catarina, litoral do Paraná e litoral de São Paulo. Outras regiões também registram calor acima dos 30°C, com destaque para o sudoeste do Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem alcançar valores semelhantes.

Para este sábado, o calor se intensifica ainda mais, com previsão de calor extremo no litoral do Paraná, litoral de São Paulo e litoral norte de Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, as temperaturas podem variar entre 38°C e 40°C.

Após esse período de calor intenso, a tendência é de queda acentuada nas temperaturas no domingo e na segunda-feira, com possibilidade de geada na Serra Catarinense, reforçando o contraste climático típico desta época do ano.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.