04/01/2026 10h32 ⟳ Atualizada em 04/01/2026 às 14h50
A primeira geada de 2026 foi registrada na madrugada desta semana em São Joaquim, na Serra Catarinense. O fenômeno atingiu diferentes pontos do município, com registros nos bairros Jardim Bandeira e Três Pedrinhas, além da região do Caminhos da Neve, chamando a atenção para o período do ano.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, trata-se da primeira geada do ano e um evento climático raro para o mês de janeiro. “Primeira geada de 2026! Também é apenas a terceira vez que ocorre formação de geada no pátio da Climaterra em janeiro, fato que já havia sido registrado somente em 2005 e 2020”, destacou.
Ainda segundo Coutinho, a mínima registrada foi a segunda mais baixa para janeiro em um histórico de 28 anos de dados da Climaterra, com possibilidade de queda ainda maior nas próximas horas. Em São Joaquim, os termômetros marcaram 2,2 °C, conforme dados da Prefeitura Municipal e do INMET.
Outros municípios da Serra Catarinense também registraram temperaturas baixas. Em Urubici, a mínima foi de 2,4 °C; em Urupema, 4,8 °C; em Bom Jardim da Serra, 5,2 °C; em Painel, 5,3 °C; em Campo Belo do Sul, 7,3 °C; em Bom Retiro, 8,5 °C; em Vargem, 8,6 °C; em Ponte Alta do Norte e Rio Rufino, ambas com 8,8 °C.
A ocorrência da geada reforça a característica climática da Serra Catarinense, conhecida pelas baixas temperaturas mesmo fora do inverno, e já gera expectativa entre moradores, produtores rurais e turistas que acompanham de perto os fenômenos típicos da região.
Geada em São Joaquim. Fotos: Wagner Urbano.

