sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
27/01/2026 09h44 ⟳ Atualizada em 27/01/2026 às 09h49

 

Um fenômeno raro e de grande beleza foi registrado na Serra Catarinense, na cidade de Alfredo Wagner. No domingo, 25 de janeiro, moradores conseguiram avistar no céu um espetáculo luminoso conhecido como aurora austral, ocorrência incomum no Brasil e típica do hemisfério sul.

O jornalista e técnico em meteorologia da NDTV, Paulo Metling, explicou que, apesar da semelhança visual, o fenômeno não se trata de aurora boreal. “Parece aurora boreal, mas não é. O que foi registrado em Santa Catarina é a aurora austral, que ocorre no hemisfério sul, diferente da aurora boreal, observada no hemisfério norte”, destacou.

Segundo especialistas em astronomia ouvidos pela equipe da Central do Tempo da NDTV, para que o fenômeno aconteça é necessária a combinação de alguns fatores específicos, como a atuação do campo magnético da Terra, a incidência de ventos solares e condições de céu limpo, que permitem a visualização do evento.

O registro feito em Alfredo Wagner chamou a atenção pela raridade e pela intensidade das cores observadas, proporcionando um verdadeiro espetáculo no céu da Serra Catarinense. O destaque do fenômeno foi apresentado pela Central do Tempo da NDTV, reforçando a importância das condições naturais da região para observações atmosféricas e astronômicas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NotiSerraSC (@notiserrasc)

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.