30/01/2026 12h14 ⟳ Atualizada em 30/01/2026 às 12h14

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que o sistema de abastecimento de água em São Joaquim está totalmente normalizado. Os trabalhos técnicos foram concluídos ainda nesta quarta-feira e, neste momento, a água distribuída no município apresenta condições normais de odor e sabor.
As reclamações de moradores começaram a ser registradas na semana passada, quando foi percebida uma alteração no gosto e no cheiro da água. Diante da situação, a Casan realizou uma avaliação completa do sistema de tratamento. Segundo a companhia, os procedimentos operacionais da Estação de Tratamento de Água estavam em plena regularidade.
Na sequência, equipes técnicas passaram a monitorar o manancial do Rio Antonina, responsável pelo abastecimento da cidade. Durante as vistorias, foram identificados diversos pontos do leito do rio e de seus córregos afluentes com proliferação de algas, responsáveis pela liberação de substâncias que causaram a alteração temporária no odor e no sabor da água.
De acordo com a Casan, essa foi uma situação inédita. É a primeira vez, em cerca de 50 anos de operação do sistema no município, que esse tipo de alteração na qualidade da água bruta do Rio Antonina foi registrada.
Como medida imediata, a companhia realizou adequações na Estação de Tratamento de Água para reforçar a remoção das moléculas responsáveis pelo odor e sabor. Paralelamente, equipes atuaram diretamente no manancial, com a aspiração dos trechos com maior concentração de algas, aproveitando o período sem chuvas.
Com a conclusão dos trabalhos, a Casan reforça que o abastecimento segue 100% normalizado e permanece monitorando o sistema de forma contínua, garantindo a qualidade da água fornecida à população de São Joaquim.