Carretas com toras circulam em estradas rurais de São Joaquim e situação gera questionamentos

    sicred
    Unifique
    Fotos: Dionata Costa

     A circulação de carretas e caminhões carregados com toras de pinus pelas estradas do interior de São Joaquim vem causando preocupação devido às condições das vias rurais, principalmente durante e após períodos de chuva.

    O problema voltou a ser registrado após as chuvas do último fim de semana. Segundo informações apuradas pelo NotiserraSC, algumas estradas que haviam recebido recentemente serviços de manutenção da Prefeitura voltaram a apresentar trechos deteriorados após a circulação de veículos pesados sobre o solo encharcado.

    A situação também foi registrada por meio de fotografias de carretas utilizadas no transporte de madeira em estradas do interior do município, levantando questionamentos sobre o cumprimento das regras estabelecidas para esse tipo de operação.

    Decreto proíbe tráfego durante chuva e por 24 horas após

    A circulação desses veículos em condições de chuva é regulamentada em São Joaquim pelo Decreto Municipal nº 224/2024, publicado em 28 de maio de 2024.

    O documento regulamenta o trânsito de veículos pesados nas estradas rurais do município em dias de chuva, com o objetivo de preservar as vias e prevenir danos.

    O artigo 1º estabelece que fica proibido o tráfego de caminhões com guinchos e caminhões carregados com toras nas estradas do interior de São Joaquim em dias de chuva e pelo período de 24 horas após a chuva.

    A determinação considera que, nesses períodos, as estradas ficam mais suscetíveis aos danos provocados pelo peso dos veículos carregados.

    Segundo o decreto, a medida busca preservar as estradas rurais, minimizar os danos provocados pelo tráfego de veículos pesados em condições adversas e também reduzir os gastos públicos com manutenção.

    O decreto está em vigor desde a data de sua publicação.

    Estradas apresentam danos após período de chuva

    Apesar da proibição estabelecida pelo município, foram registrados veículos pesados transportando madeira em estradas rurais durante período de chuva.

    A situação preocupa principalmente as comunidades que dependem diariamente dessas vias. As estradas do interior são utilizadas para o escoamento da produção agrícola, transporte escolar, deslocamento de moradores, acesso às propriedades e circulação de serviços essenciais.

    Com o solo encharcado, a passagem constante de veículos de grande porte pode contribuir para a formação de valetas, buracos e atoleiros, além de comprometer serviços de manutenção executados recentemente.

    Em alguns dos locais registrados, a Prefeitura havia realizado intervenções para melhorar as condições de trafegabilidade. Após o período de chuva e a circulação de veículos pesados, trechos voltaram a apresentar problemas.

    Município estuda ampliar fiscalização e penalidades

    Diante dos problemas registrados, a Prefeitura de São Joaquim lamenta os danos em estradas que haviam recebido manutenção e estuda medidas adicionais para garantir o cumprimento da regulamentação.

    Além do Decreto nº 224/2024 já em vigor, o município avalia novas medidas que possam estabelecer de maneira mais efetiva multas e outras penalidades para empresas e motoristas que desrespeitarem a restrição de circulação.

    A intenção é ampliar a fiscalização e buscar a responsabilização nos casos em que for constatado o descumprimento das regras.

    A situação também envolve o impacto aos cofres públicos, já que o município utiliza máquinas, equipes e recursos públicos para recuperar as estradas rurais.

    Klabin afirma que não realiza operações nos locais citados

    Diante das informações inicialmente levantadas sobre o transporte de madeira na região, o NotiserraSC procurou a Klabin para esclarecer se havia operações da empresa ou veículos ligados às suas atividades circulando pelos trechos citados na reportagem.

    Em nota encaminhada ao NotiserraSC, a Klabin informou que não realiza operações no local e que não possui carretas em circulação nos pontos mencionados.

    Com o posicionamento, a empresa afastou qualquer vínculo de suas operações com os registros apresentados nesta reportagem.

    Fotografias mostram carretas da JJ Thomazi nos trechos

    Durante a apuração, o NotiserraSC teve acesso a fotografias que mostram carretas identificadas com a empresa JJ Thomazi realizando o transporte de madeira pelas estradas do interior de São Joaquim.

    Diante dos registros, a reportagem entrou em contato com os responsáveis pela empresa para garantir o direito de manifestação e esclarecer as circunstâncias da circulação dos veículos.

    JJ Thomazi confirma operação e se manifesta

    Após ter acesso às fotografias de carretas identificadas com a empresa JJ Thomazi, o NotiserraSC procurou os responsáveis para esclarecer a situação.

    A empresa confirmou que está realizando a retirada de toras no interior de São Joaquim, especificamente na estrada que liga o município à localidade do Arvoredo, mas afirmou que evita a circulação em períodos de chuva.

    Sobre o decreto municipal, a JJ Thomazi informou que desconhecia a norma local, mas destacou que possui orientações internas para evitar o tráfego em condições climáticas desfavoráveis e que acompanha as previsões meteorológicas durante as operações.

    Em relação ao episódio registrado, a empresa explicou que os primeiros caminhões deixaram o local antes da chuva e que o último veículo foi surpreendido pela mudança do tempo durante a operação, enfrentando dificuldades para deixar a área.

    A JJ Thomazi afirmou ainda que acompanha as condições das estradas e, quando necessário, utiliza equipe e equipamentos próprios para manutenção de pontos críticos.

    A empresa também informou que pretende abrir um canal de comunicação com a Prefeitura para minimizar possíveis impactos nas estradas e colaborar com as comunidades e produtores que utilizam as mesmas vias.

    Por fim, a JJ Thomazi destacou que continuará adotando medidas para reduzir os impactos de suas operações e afirmou estar aberta ao diálogo com moradores e com o poder público.

    O caso chama atenção principalmente pela existência do Decreto Municipal nº 224/2024, que estabelece a proibição do tráfego de caminhões carregados com toras nas estradas do interior durante a chuva e nas 24 horas seguintes.