[dropcap]A[/dropcap]s primeiras horas desta quarta-feira (23) foram marcadas pelas temperaturas negativas em Santa Catarina. No início da manhã, em Urupema, as mínimas ficaram entre -4,7°C às 5h e -5,2°C às 7h, considerada a temperatura mais baixa do país neste ano.
Segundo a Central NSC de Meteorologia, a temperatura mínima na cidade da Serra catarinense superou a menor temperatura no Brasil em 2018, que era de -4,3°C registrado no dia de 19 de abril no Parque Nacional de Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O sol predomina ao longo do dia, apesar das nuvens aparecerem um pouco mais no Litoral e áreas próximas como o Vale do Itajaí e o Norte.
Com isso, a previsão é de grande amplitude térmica. No período da tarde, faz 18°C na Serra e 19°C no Oeste. No Sul e na Grande Florianópolis, os termômetros vão marcar 22°C durante a tarde.
Geada e temperaturas negativas
A combinação de frio com pouco vento e baixa umidade trouxe a presença da geada. Os nevoeiros na madrugada e no amanhecer também foram registrados na maior parte das regiões catarinenses.
Em Bom Jardim da Serra fez -3,3°C por volta das 5h. São Joaquim, Rio Rufino, Fraiburgo, Curitibanos e Lages, as temperaturas no mesmo horário ficaram entre 0°C e -1°C
Texto: G1