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Foto: Polícia Militar/ Divulgação

[dropcap]U[/dropcap]m aplicativo para smartphone chamado PMSC Cidadão, que permite chamar a polícia sem telefonar e usar outros serviços será possível a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Isso porque foi assinado um convênio, ontem, em Florianópolis, entre a Polícia Militar de Santa Catarina e o Ministério Público de Santa Catarina, no valor de mais de R$ 1 milhão.

O projeto do aplicativo PMSC Cidadão, da Polícia Militar de Santa Catarina, foi aprovado e será financiado, integralmente, pelo Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados, gerenciado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Sandro José Neis, chefe do Ministério Público do Estado e o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, comandante geral da PMSC.

Segundo o procurador-geral, o PMSC Cidadão aproxima do Estado da população. “De forma virtual, todo cidadão poderá colocar no seu celular um dispositivo que vai facilitar a comunicação com os órgãos de Segurança Pública, especialmente a Polícia Militar. Em segundo lugar, porque vai dar agilidade  e segurança nos atendimentos; e terceiro, porque isso também interessa ao Ministério Público, que tem como interesse constitucional a proteção da sociedade”, frisa o chefe do MPSC.

Para o coronel Araújo Gomes, a importância do PMSC Cidadão é a segurança e a integração do aplicativo a todas as demais ferramentas digitais da PM. “O projeto conversa com o sistema que nós já temos de atendimento e despacho de emergências. A vantagem é que o aplicativo identifica quem está chamando, diminuindo assim os trotes junto ao 190 e a rapidez das informações”, completa o comandante.

Serviços do aplicativo

  • Solicitação de atendimento de emergência (Emergência PMSC 190);
  • Participação no Programa Rede de Vizinhos PMSC
  • Promoção de ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, no âmbito do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da PMSC
  • Consulta de Informações (FAQ, legislação de proteção à mulher, relação das entidades de apoio e proteção à mulher, e localização das unidades da PMSC)
  • Interação PMSC-Cidadão-PMSC (Informações de segurança e utilidade pública, enquetes, cadastro de bens do cidadão, denúncias, avaliação do atendimento e acesso ao histórico de atendimentos e registros policiais)