[dropcap]A[/dropcap] cidade que primeiro recebeu o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Santa Catarina foi Lages, na Serra, há 20 anos. Nesse período, mais de 1,4 milhões de crianças catarinenses disseram não às drogas. Durantes os últimos dias, quase 3 mil alunos participaram de formaturas na região. Só em Lages, foram mais de 2 mil.
Os eventos ocorreram em Lages, São Joaquim, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Bocaina, São José do Cerrito, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Nestas cidades, crianças e adolescentes receberam orientações de prevenção às drogas e combate à violência nas escolas.
O trabalho dos policias militares é conscientizar não apenas os alunos, mas também a comunidade escolar e os pais de que é preciso estar atento às questões que envolvem as drogas e a importância de desenvolver habilidades de resistência.
Para chegar a esses públicos, os instrutores utilizam uma metodologia de aproximação baseada em materiais com uma linguagem bem específica para eles. “Buscamos conscientiza-los dos malefícios que as droga trazem e sobre a responsabilidade de cada um na sociedade”, destaca o coordenador do programa em Lages, sargento Paulo da Silva Ribeiro.
Catarinas Comunicação
Foto: Nilton Wolff