As auditorias para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) passarão a ser feitas pelo Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama). A mudança traz mais agilidade para o processo sem perder o foco na qualidade dos alimentos. Antes elas eram feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A partir de agora, as 25 agroindústrias, sediadas em Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema, que quiserem comercializar seus produtos em outros estados poderão solicitar a adesão ao Sisbi-POA via Consórcio.
A coordenadora do Programa de Sanidade dos Produtos Agropecuários do Cisama, Andressa Steffen Barbosa, explica que a equivalência dos serviços de inspeção do Consórcio amplia as oportunidades das agroindústrias de pequeno porte, aumenta mercados e possibilita a comercialização da produção. “Nossa intenção é que esses empreendimentos mantenham suas características locais e com foco na qualidade, mas com a expansão da comercialização”.
A região Serrana já possui um empreendimento autorizado a aderir ao Sisbi-Poa e comercializar seus produtos em todo o país. É um abatedouro de frango caipira, de São José do Cerrito, que está ampliando a estrutura, com foco no aumento das vendas.
O reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção Cisama foi oficializado através de Portaria do Mapa, publicada na última segunda-feira, 20.
Sisbi-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Com o Sisbi-POA, as agroindústrias que possuem Serviço de Inspeção Municipal e Estadual podem obter o reconhecimento e comercializar seus produtos em todo o país.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa